Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11690/2820
Authors: | Jung, Hildegard Susana César, Gabriel Pôrto Santiago, Helena de Oliveira Brum, Karine Isabel Schafer de |
Title: | A pandemia e os professores alfabetizadores: um olhar para a rede pública no sul do Brasil |
Keywords: | Alfabetização;Pandemia;Professores alfabetizadores;Ensino público;Desigualdade social |
Issue Date: | 2021 |
Publisher: | Revista Brasileira de Iniciação Científica |
Citation: | CESAR, G. P. et al. A pandemia e os professores alfabetizadores: um olhar para a rede pública no sul do Brasil. Revista Brasileira de Iniciação Científica, Itapetininga/SP, v. 8, e21015, p. 1-22, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rbic/article/view/423/213. Acesso em: 09 maio 2022. |
Abstract: | Este trabalho é sobre o impacto da pandemia nos anos iniciais da educação básica. O objetivo consiste em apresentar o ponto de vista e vivências de professores alfabetizadores da rede pública de ensino da região metropolitana de Porto Alegre durante a pandemia. A pesquisa é qualitativa e utiliza um questionário online para obter dados. Os resultados demonstram: a) a desigualdade social é fator determinante ao desenvolvimento das crianças, pois menos da metade acompanha as aulas remotas; b) a importância do apoio familiar à aprendizagem, buscando a autonomia; c) a possibilidade de interação entre professores e estudantes é uma preocupação docente. |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico (Pedagogia) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
hsjung.pdf | Open Access | 723,11 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.