Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11690/2918
Authors: | Silva, Gilberto Ferreira da Zawaski, Tatiane Peres |
Title: | Histórias de vida por autobiografias: inspirações na constituição docente |
Keywords: | Autobiografia;Constituição docente;Histórias de vida;Formação de professores |
Issue Date: | 2021 |
Publisher: | Revista InterSaberes |
Citation: | ZAWASKI, T. P.; SILVA, G. F. Histórias de vida por autobiografias: inspirações na constituição docente. Revista InterSaberes, [S. l.], v. 16, n. 38, p. 715-731, 2021. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/1936. Acesso em: 04 maio 2022. |
Abstract: | Este estudo toma como foco a constituição docente, presente nas histórias de vida dos educadores, a partir de registros autobiográficos. O estudo origina-se de uma pesquisa realizada em nível de mestrado que teve por objetivo analisar como os professores do ensino médio, de uma escola da rede privada, da região metropolitana de Porto Alegre, se formam como profissionais da educação. Os pressupostos teóricos estão embasados nos conceitos de Josso (2010) e Abrahão (2003; 2004; 2011), principalmente. Na análise, atentase aos motivos da escolha profissional, os primeiros contatos com a docência e os processos de constituição docente. As análises dos registros destacam a importância do formar-se em serviço, as trocas entre pares no ambiente de trabalho, a disponibilidade para acolher o outro e as figuras de professores guardadas na memória. Esses últimos acabam assumindo um lugar de evidência que orienta e aponta para horizontes de expectativas, materializadas na escolha da profissão docente. |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico (Pedagogia) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
gfsilva.pdf | Open Access | 267,28 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.