Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/2918
Authors: Silva, Gilberto Ferreira da
Zawaski, Tatiane Peres
Title: Histórias de vida por autobiografias: inspirações na constituição docente
Keywords: Autobiografia;Constituição docente;Histórias de vida;Formação de professores
Issue Date: 2021
Publisher: Revista InterSaberes
Citation: ZAWASKI, T. P.; SILVA, G. F. Histórias de vida por autobiografias: inspirações na constituição docente. Revista InterSaberes, [S. l.], v. 16, n. 38, p. 715-731, 2021. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/1936. Acesso em: 04 maio 2022.
Abstract: Este estudo toma como foco a constituição docente, presente nas histórias de vida dos educadores, a partir de registros autobiográficos. O estudo origina-se de uma pesquisa realizada em nível de mestrado que teve por objetivo analisar como os professores do ensino médio, de uma escola da rede privada, da região metropolitana de Porto Alegre, se formam como profissionais da educação. Os pressupostos teóricos estão embasados nos conceitos de Josso (2010) e Abrahão (2003; 2004; 2011), principalmente. Na análise, atentase aos motivos da escolha profissional, os primeiros contatos com a docência e os processos de constituição docente. As análises dos registros destacam a importância do formar-se em serviço, as trocas entre pares no ambiente de trabalho, a disponibilidade para acolher o outro e as figuras de professores guardadas na memória. Esses últimos acabam assumindo um lugar de evidência que orienta e aponta para horizontes de expectativas, materializadas na escolha da profissão docente.
Appears in Collections:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gfsilva.pdfOpen Access267,28 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.