Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2918
Autor(es): Silva, Gilberto Ferreira da
Zawaski, Tatiane Peres
Título: Histórias de vida por autobiografias: inspirações na constituição docente
Palavras-chave: Autobiografia;Constituição docente;Histórias de vida;Formação de professores
Data do documento: 2021
Editor: Revista InterSaberes
Citação: ZAWASKI, T. P.; SILVA, G. F. Histórias de vida por autobiografias: inspirações na constituição docente. Revista InterSaberes, [S. l.], v. 16, n. 38, p. 715-731, 2021. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/1936. Acesso em: 04 maio 2022.
Resumo: Este estudo toma como foco a constituição docente, presente nas histórias de vida dos educadores, a partir de registros autobiográficos. O estudo origina-se de uma pesquisa realizada em nível de mestrado que teve por objetivo analisar como os professores do ensino médio, de uma escola da rede privada, da região metropolitana de Porto Alegre, se formam como profissionais da educação. Os pressupostos teóricos estão embasados nos conceitos de Josso (2010) e Abrahão (2003; 2004; 2011), principalmente. Na análise, atentase aos motivos da escolha profissional, os primeiros contatos com a docência e os processos de constituição docente. As análises dos registros destacam a importância do formar-se em serviço, as trocas entre pares no ambiente de trabalho, a disponibilidade para acolher o outro e as figuras de professores guardadas na memória. Esses últimos acabam assumindo um lugar de evidência que orienta e aponta para horizontes de expectativas, materializadas na escolha da profissão docente.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gfsilva.pdfOpen Access267.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.