Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/3212
Authors: Vilanova, Heriton de Souza
Title: Gestão de escola confessional lassalista: um estudo de caso
Keywords: Gestão escolar;Gestão escolar;Qualidade;La Salle;Educação lassalista
Issue Date: 2022
Publisher: Universidade La Salle
Citation: VILANOVA, H. S. Gestão de escola confessional lassalista: um estudo de caso. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3212. Acesso em: 12 jul. 2022.
Abstract: Este trabalho de investigação, inserido na linha de pesquisa 2 Gestão, Educação e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle, tem como temática a Gestão de Escola Confessional Lassalista: um estudo de caso. O objetivo geral é analisar os pressupostos de gestão do Colégio La Salle Dores, instituição de ensino de educação básica, com a finalidade de propor melhorias nos indicadores. Ele é caracterizado por ser um Estudo de Caso, pois a sua investigação é focada na gestão do Colégio La Salle Dores, cujo problema de pesquisa se dá pela seguinte indagação: Quais os pressupostos da gestão escolar que atendem às demandas do Colégio La Salle Dores tendo em vista a escola esperada para o século 21? A unidade de análise desta investigação é uma instituição de ensino de educação básica que está situada em Porto Alegre/RS. Os participantes do estudo são os integrantes da equipe de gestão, tais como diretor, coordenadores e orientadores educacionais, professores, alunos e responsáveis educacionais. A coleta de dados foi realizada por meio da análise do questionário encaminhado com perguntas fechadas e abertas, além da análise documental. Os dados foram analisados por intermédio da Técnica de Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2011). O referencial teórico é fundamentado em autores como Lück (2009, 2015), Libâneo (2018) e Paro (2012, 2016), entre outros citados no contexto da pesquisa. O resultado observado foi quanto à importância da gestão escolar a partir de indicadores enquanto elementos integradores e gerenciadores da práxis educativa. Destaca-se, ainda, a relevância da articulação planejada com dados das ações educacionais, tornando o planejamento um eixo estruturante para a qualidade educativa. Além disso, evidencia-se a necessidade da participação de pais, alunos e professores em instâncias que contribuem para o desenvolvimento da instituição de ensino. Conclui-se que é importante uma gestão escolar eficiente, pautada em indicadores, com o objetivo de melhoria da qualidade educativa.
metadata.dc.contributor.advisor: Fossatti, Paulo
Appears in Collections:Dissertação (PPGE)

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