Abstract:
Os processos erosivos ocasionados por empreendimentos rodoviários têm gerado a degradação
e instabilidade de taludes, levando ao comprometimento da infraestrutura das rodovias e
estradas, causando significativos impactos ambientais e gastos exagerados do dinheiro público
em imprevistos. Este estudo tem como objetivo principal avaliar os processos erosivos
instalados durante e posteriormente as obras de pavimentação da BR-158/MT, no intuito de
compreender o comportamento dos impactos no solo nas diferentes regiões de fragilidade
ambiental da rodovia. Para realizar esta avaliação, foram utilizados os dados apresentados nos
documentos elaborados para atender o processo de licenciamento ambiental. Com base nos
dados secundários, foram confeccionados mapas de localização, geologia, solo, clima,
vegetação e fragilidade ambiental visando subsidiar a análise do meio físico de ambos os
trechos. Como resultado, foi possível comprovar que regiões que apresentam fragilidade
ambiental maior, são mais propícias ao estabelecimento de processos erosivos de alta
severidade do que áreas de fragilidade baixa. Em geral, o Trecho Sul, classificado como área
de média e forte fragilidade ambiental, apresentou mais processos erosivo e grau de severidade
maior, quando comparado ao Trecho Norte. Destaca-se que áreas mais frágeis requerem
medidas preventivas especiais, com maior investimento em obras de drenagem e emprego de
técnicas especiais de proteção superficial imediatas, tais como a aplicação de biomantas.
Regiões de média e baixa fragilidade têm recomendadas soluções convencionais em drenagem
e proteção superficial corriqueiras, como a realização de hidrossemeadura ou plantio de
gramíneas, não necessitando imediata recuperação.