Abstract:
Segundo Bonfim (2011), centenas de metros cúbicos de material fresado de pavimentos
deteriorados são gerados diariamente das atividades de conservação e manutenção de
rodovias. A possibilidade de reaproveitamento deste resíduo através da reciclagem surge
como uma alternativa sustentável, diminuindo a exploração de jazidas para extração de
agregados naturais, além de reduzir a quantidade de resíduos a serem depositados em aterros
irregulares. Neste cenário, este estudo tem como objetivo principal analisar o
reaproveitamento do material fresado de revestimentos asfálticos através da reciclagem com
adição de cimento e a sua aplicação em novas camadas de pavimento, como uma alternativa
para o emprego dos resíduos gerados pela reabilitação de pavimentos. O material fresado
analisado foi oriundo da RSC-480. Foram estudadas as misturas de fresado e agregados, nas
proporções: 50/50, 70/30, com teores de cimento de 0%, 3% e 6% para cada mistura, além do
fresado puro. Foram realizados ensaios de caracterização dos materiais, compactação à
energia Proctor modificada, Índice de Suporte Califórnia (ISC), bem como de Resistência à
Compressão Simples (RCS), Resistência à Tração por Compressão Diametral (RTCD) e
Módulo de Resiliência (MR) para avaliar as propriedades mecânicas das misturas e a
viabilidade de utilização em camadas de pavimento. Nos ensaios de ISC realizados para as
misturas sem adição de cimento, concluiu-se a utilização do fresado puro somente para
camadas de sub-base. A mistura 70/30 alcançou valores para utilização em sub-base e base de
pavimentos para baixos volumes de tráfego, enquanto a mistura 50/50 poderá ser empregada
em bases para altos volumes de tráfego. Nos ensaios de RCS e RTCD, as misturas com adição
de 3% de cimento resultaram em resistências dentro dos parâmetros estabelecidos por DNIT
167/2013-ES, entre 2,1 e 2,5 MPa para a RCS e de 0,25 e 0,35 MPa para a RTCD, enquanto
as misturas com adição de 6% de cimento alcançaram valores superiores aos limites
recomendados na norma. Quanto aos ensaios de MR, observou-se ganho de rigidez para
maiores teores de cimento. Os resultados obtidos nos ensaios laboratoriais viabilizam o
emprego do material fresado em camadas de base e sub-base de pavimentos. Esta pesquisa
contemplou ainda, o comportamento das misturas na estrutura do pavimento, através de
análises mecanísticas realizadas com o auxílio do software Everstress, bem como aplicação de
modelos de previsão de desempenho para análise da vida de fadiga. O método da AASHTO
foi utilizado para o pré-dimensionamento das estruturas, que foram utilizadas como ponto de
partida no programa Everstress. As análises permitiram determinar as tensões na face inferior
da camada de base cimentada, embaixo dos pneus e entre os pneus. Os resultados obtidos no
projeto de dimensionamento das estruturas, compostas de base das misturas recicladas
estudadas reforçam o potencial de utilização do material fresado em camadas de pavimentos
verificados nos ensaios de laboratório. As análises mecanísticas resultaram em espessuras de
base entre 30 e 40 cm, no entanto é importante ressaltar que para a escolha da melhor
alternativa é necessária a análise econômica das estruturas dimensionadas.