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Estudo da viabilidade técnica do uso de resíduos de construção e demolição em camadas inferiores de pavimentos rodoviários

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dc.contributor.author Lunardi, Cecilia Vione
dc.date.accessioned 2021-04-26T13:29:02Z
dc.date.available 2021-04-26T13:29:02Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.citation LUNARDI, C. V. Estudo da viabilidade técnica do uso de resíduos de construção e demolição em camadas inferiores de pavimentos rodoviários. 2020. 179 f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Impactos Ambientais) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1573. Acesso em: 26 abr. 2021. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/1573
dc.description.abstract Conforme o país se desenvolve, o setor de construção civil acompanha este crescimento em todo o território e, consequentemente ocorre significativo aumento na geração de Resíduos de Construção e Demolição (RCD), gerando um passivo ambiental. Assim, esta pesquisa propõe a análise de viabilidade de utilização de agregados reciclados de Resíduo de Construção e Demolição em camadas de reforço do subleito, sub-base ou base de pavimentos rodoviários, em substituição aos agregados naturais. O resíduo reciclado estudado foi coletado na usina de reciclagem instalada no Aterro Jorge Lanner, no município de Canoas/RS. Para análise da viabilidade técnica para utilização deste material inicialmente procedeu-se com ensaios de caracterização física do agregado, através da granulometria, resistência à abrasão, análise da composição, limites de consistência e ensaio de durabilidade química. Utilizando uma composição deste resíduo em conjunto com pedra britada, procedeu-se à realização de ensaios de compactação para caracterização mecânica do material utilizando as três energias de compactação: normal, intermediária e modificada, como forma de analisar o comportamento do resíduo através da aplicação de energias diferentes. Além disto, foram elaboradas composições de preços para o fornecimento do agregado para execução de bases de pavimentos para comparação frente ao fornecimento de agregado natural. Foi identificado que o agregado reciclado necessitava estabilização granulométrica, além de possuir partículas lamelares e apresentar excessivo desgaste à sanidade. Em contrapartida, identificou-se que o RCD em questão apresenta um baixo teor de materiais indesejáveis e desgaste por abrasão Los Ângeles dentro dos parâmetros. Em relação à caracterização mecânica, observou-se um comportamento satisfatório da mistura quando compactada com energia intermediária e modificada, com ISC de 95,8% e 127,2% respectivamente, o que também ocasionou quebra significativa nas partículas alterando a granulometria do corpo de prova. Também, foi possível identificar que o fornecimento de agregado reciclado possui, além de características técnicas adequadas, preços atrativos aos consumidores, sendo viável a sua utilização em camadas de base, sub-base e reforço do subleito. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Universidade La Salle pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Resíduo de construção e demolição pt_BR
dc.subject Pavimento pt_BR
dc.subject Base pt_BR
dc.subject Subbase pt_BR
dc.subject Reforço do subleito pt_BR
dc.title Estudo da viabilidade técnica do uso de resíduos de construção e demolição em camadas inferiores de pavimentos rodoviários pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.advisor Souza, Fernanda Siqueira pt_BR
dc.degree.local Canoas, RS pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Impactos Ambientais pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.contributor.advisorco Malysz, Rodrigo pt_BR


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