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As queimaduras são consideradas um problema de saúde pública no Brasil e no
mundo, atingindo mais de um milhão de pessoas por ano em nosso país, e com alta
taxa de morbidade e mortalidade. Existem vários fatores responsáveis pelas
queimaduras, sendo os mais frequentes o fogo e a água fervente. Na sequência,
aparecem as correntes elétricas; já as queimaduras por agentes químicos são
menos comuns. A imagem corporal é um complexo fenômeno humano que envolve
vários fatores, como psicológicos, físicos e sociais/culturais, no qual o indivíduo
conceitua seu próprio corpo. As alterações causadas pelas sequelas da queimadura
podem levar o indivíduo a ter diversas sensações de desigualdade, tristeza, timidez,
baixa autoestima, incapacidade e insegurança. Na atualidade, os instrumentos
disponíveis para a avaliação de pacientes após queimaduras são centrados na
avaliação físico-funcional, sendo escassa no que tange a avaliação da imagem
corporal. Portanto, o objetivo deste estudo foi desenvolver um instrumento
psicométrico de avaliação da imagem corporal para pacientes queimados. A
construção do instrumento foi baseada na teoria da imagem corporal de Schilder
(1994), sendo composto por 98 itens que comtemplam três dimensões: aspecto
fisiológico, aspecto libidinal e aspecto social da imagem corporal. A validação de
conteúdo foi realizada por quatro juízes experts na temática e no domínio prático-
teórico. Nos critérios, os juízes utilizaram uma escala tipo Likert, de 1 a 5 pontos,
gerando um total de Coeficiente de Validade de Conteúdo (CVCt). Os valores do
CVC foram satisfatórios no que tange a clareza (CVCt = 0,89) e pertinência (CVCt =
0,90) dos itens. Dos 98 itens do instrumento, 86 obtiveram índices superiores a 0,8
do total. Os 12 itens que ficaram abaixo 0,8 de CVC, foram reavaliados quanto a
sua permanência ou não no instrumento. Após essa análise, 9 (nove) itens
permaneceram no instrumento, pois foram considerados importantes para
construção dos domínios, e 3 (três) foram excluídos, totalizando 95 itens. Por fim,
embora o estudo tenha passado para etapa de construção e validação do conteúdo,
são necessárias outras validações para que se torne válido na prática clínica. |
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