Abstract:
A exigência de ações sustentáveis por parte da sociedade acarreta um maior
cuidado na produção de produtos e serviços, deste modo, o processo de escolha da
alternativa de pavimento a ser executado em uma obra, pode ser objeto de avalição
quanto a sua sustentabilidade. A análise do ciclo de vida – LCA (Life Cycle Analysis)
é uma ferramenta que possibilita a avaliação dos aspectos relativos à sustentabilidade
das alternativas de construção do pavimento. Outro fator de relevância são os custos
envolvidos na implementação da solução de pavimentação, devendo ser analisados
em conjunto com os possíveis impactos ambientais das alternativas de pavimentação.
No presente trabalho desenvolvido é utilizada a ferramenta da análise do ciclo vida
para a verificação dos possíveis impactos ambientais gerados pelas alternativas de
pavimentação estudas e na avaliação de seus custos é utilizado o Sistema de Custos
Referencias de Obras (SICRO 2) do DNIT. Foram avaliadas duas alternativas de
estruturas de pavimento asfáltico e rígido. Para ambas as alternativas foi adotado o
mesmo período de análise, 20 anos. Para cada alternativa de pavimento foi aplicada
a ferramenta ACV nas fases de produção de materiais, construção e transporte, nas
etapas de construção, conservação e restauração, as fases de uso e fim de vida do
pavimento não foram consideradas. O maior gasto energético e emissões foi
verificado na fase de produção dos materiais em ambos pavimentos. O pavimento
rígido apresentou maior quantidade de emissões de CO2 equivalente, já o pavimento
asfáltico apresentou um maior gasto energético entre os pavimentos analisados. Se
verificou que o pavimento de menor custo ao longo do período analisado foi o pavimento rígido.
Description:
Efetuar uma avaliação do ciclo de vida considerando as alternativas de
pavimentos rígidos e asfálticos na construção da pista nova da duplicação da BR163/364/MT (Km 278,9 – Km 321,3).