Abstract:
A Educação Ambiental para conscientização do uso da água é um tema bastante
atual. Nas escolas, este tema tem fundamental importância para avaliação da
percepção dos estudantes sobre o uso da água, desperdício, poluição, tratamento
da água para consumo e tratamento de esgoto. A presente dissertação faz uma
análise sobre a percepção do uso consciente da água e desperdício, entre
estudantes do ensino médio de duas escolas localizadas no município de Canoas,
RS, sendo uma pertencente à rede pública Estadual e a outra à rede privada. Foi
aplicado um questionário, com 10 perguntas, nas duas escolas, sendo que na escola
da rede pública Estadual foi de forma presencial e a da rede privada, aplicado de
forma totalmente online devido a pandemia Covid – 19. Na escola da rede pública
Estadual, sessenta estudantes responderam o questionário e na escola da rede
privada, cinqüenta e cinco estudantes responderam o questionário. Os resultados
foram representados na forma de gráficos comparativos e a análise destes
demonstrou, através das respostas apresentadas, que em 8 questões, as respostas
foram bastante similares e apenas em duas houve maior discordância. Isto se dá
devido aos estudantes das duas escolas apresentarem dificuldades em conceitos
mais específicos sobre tratamento de água e de substâncias benéficas à saúde
pública acrescidas na água tratada.