Abstract:
Existem hoje quatro Gerações atuantes no mercado de trabalho, sendo elas: Baby
boomers, Geração X, Geração Y, e Geração Z. Elas compõem o perfil dos trabalhadores a
partir do seu ano de nascimento. O presente artigo teve como objetivo identificar quais são
os aspectos importantes para as quatro Gerações que compõem a motivação e qualidade
de vida das mesmas dentro do ambiente de trabalho. O artigo está embasado em uma
pesquisa quantitativa de caráter exploratório-descritivo e, para o atingimento desse
objetivo, elaborou-se um questionário estruturado com 32 perguntas fechadas de múltipla
escolha e aplicado a 104 profissionais do regime CLT de diferentes níveis hierárquicos e
atuantes de diferentes segmentos da indústria, comércio e serviços. A partir desta
pesquisa identificou-se que a maior motivação entre as Gerações é a remuneração
salarial, e que a Geração que mais se sente valorizada no seu ambiente de trabalho atual
é a Geração X. Além disso, sugere-se que as quatro Gerações acreditam também que o
ambiente de trabalho influencia na qualidade de vida.
Description:
O mercado de trabalho contém diferentes perfis de trabalhadores. Segundo Oliveira
(2011), o mercado de trabalho atual proporciona um encontro de Gerações: as diferentes forças de trabalho formadas e influenciadas pelos momentos políticos, sociais, econômicos e culturais de sua época, que foram capazes de formar estruturas mentais que diferenciam cada Geração.