Abstract:
O objetivo deste artigo é abordar sobre a inteligência emocional (IE) e sua relação
com os profissionais de vendas nas negociações. A inteligência emocional é a
habilidade que o ser humano possui de lidar com suas emoções e sentimentos, e
como ele as controla em determinadas situações. Em meados dos anos de 1920 esse
conceito já estava sendo difundido por pesquisadores que acreditavam que as
emoções também influenciavam o indivíduo como um todo, somando-se a razão. Hoje
em dia a inteligência emocional (IE) é levada em consideração pelas organizações
como forma de avaliação profissional e ela está diretamente ligada ao sucesso
profissional e pessoal. Este estudo busca identificar se os profissionais de venda
possuem habilidade em reconhecer suas próprias emoções e como essas estão
relacionadas com as negociações. Aplicou-se pesquisa quantitativa descritiva com
base em um questionário de auto avaliação do livro Teste sua Inteligência Emocional,
de Davis (2006) e um questionário adaptado de Almeida e Sobral (2005). O
questionário foi aplicado no mês de maio de 2020 com objetivo de estudar sobre a
inteligência emocional e qual a sua relação e influência com os profissionais de venda,
tanto em ambiente organizacional quanto nas negociações. Para o efeito, o estudo foi
realizado com 28 profissionais de vendas sobre como as emoções são controladas e
influenciam no seu cotidiano e em suas negociações. O estudo revelou que a maioria
dos profissionais não possuem habilidade em reconhecer as próprias emoções e que
elas, demonstradas de forma positiva podem influenciar nas negociações. Com base
nos conceitos e teorias apresentados, e nos resultados atingidos, fica evidente que é
de extrema importância o desenvolvimento das habilidades da inteligência emocional
(IE) dos profissionais de vendas.
Description:
Este trabalho foi elaborado para a disciplina de trabalho de conclusão de curso
II, do curso de Administração da Universidade La salle. A autora do mesmo possuí
interesse em redigir sobre o tema inteligência emocional nas organizações pois é uma
habilidade buscada no perfil profissional atual.