Abstract:
Esta pesquisa procurou responder de que forma ocorre a representação de autoras mulheres na
estruturação bibliográfica de um curso de bacharelado em administração, cujo objetivo buscou
identificar na constituição do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Bacharelado em
Administração de uma Universidade Comunitária do Sul do Brasil a presença de autoras
mulheres como caminho para compreender a representatividade. Coletou-se dados dos PPCs e
realizou-se entrevistas com os Coordenadores do curso, a fim de compreender as suas visões
acerca da desigualdade de gênero. O referencial teórico da pesquisa estruturou-se em três eixos,
a saber: cenário da gestão no Brasil: desigualdade entre mulheres e homens; discussões e
avanços das pautas feministas no Brasil e a composição da administração como campo
científico no Brasil. A partir dos dados analisados, por meio da Análise de Conteúdo,
interpretou-se que o curso não contempla as pautas feministas em prol da igualdade entre
mulheres e homens e, ainda, parece contribuir para o cenário de desigualdades, tendo em vista
que os sujeitos entrevistados não percebem algumas problemáticas associada às mulheres e dos
movimentos que fomentam a discriminação. Recomenda-se, a partir dos resultados obtidos
neste estudo, a revisão do PPC do curso tornando-o mais representativo em relação às autoras
mulheres e às questões de desigualdade de gênero, assim como, realize-se formações de
docentes e de gestores, acerca da desigualdade de gênero, para que os sujeitos envolvidos nos
PPC e na execução do curso tenham alcance das problemáticas associadas às mulheres e
possam desenvolver estratégias de ensino que as contemplem.
Description:
Muitos cresceram sendo ensinados que mulheres e homens se comportam de forma
diferente um do outro, simplesmente porque “é da natureza” de cada um deles. Entretanto, essa
diferença vai além do sexo, tem a ver com como a pessoa se percebe e se expressa socialmente,
e isso se dá através do gênero, que, conforme Colling e Tedeschi (2019) busca “dar conta de
relações socialmente constituídas, que partem da contraposição e do questionamento dos
convencionados gêneros feminino e masculino, suas variações e hierarquização social”.