DSpace Repository

O currículo como dispositivo orientador dos processos de ensino e de aprendizagem no ensino fundamental

Show simple item record

dc.contributor.author Sarmento, Dirléia Fanfa
dc.contributor.author Menegat, Jardelino
dc.date.accessioned 2022-03-04T22:47:46Z
dc.date.available 2022-03-04T22:47:46Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.citation SARMENTO, D. F.; MENEGAT, J. O currículo como dispositivo orientador dos processos de ensino e de aprendizagem no ensino fundamental. Interfaces da Educação, Paranaíba, v.11, n.32, p. 489-514, 2020. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/4012/3582 - Acesso em 23 fev. 2022 pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/2587
dc.description.abstract As reflexões ora apresentadas são resultantes de uma pesquisa-ação colaborativa, cuja temática investigativa é a implantação da Base Nacional Comum Curricular(BNCC)na rede municipal de ensino de uma cidade pertencente à Região Metropolitana de Porto Alegre. Neste texto, fazemos um recorte dos encontros formativos com gestores, realizados na etapa Planejamento das ações, constituinte da abordagem teórico-metodológica adotada. A ênfase dos encontros foi a reorganização curricular do Ensino Fundamental, tendo-se como referência a análise documental dos dispositivos legais que regulam a ação educativa e o diálogo com autores selecionados. Por meio da Técnica de Análise de Conteúdo, definimos dois eixos temáticos: a) o currículo segundo os dispositivos legais; e b) as relações entre currículo e os processos de ensino e de aprendizagem. Os principais achados do estudo apontam pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Interfaces da educação pt_BR
dc.rights Open Access en_US
dc.subject Direito à educação pt_BR
dc.subject BNCC pt_BR
dc.subject Curriculo pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.title O currículo como dispositivo orientador dos processos de ensino e de aprendizagem no ensino fundamental pt_BR
dc.type Artigo pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account