dc.contributor.author |
Sarmento, Dirléia Fanfa |
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dc.contributor.author |
Menegat, Jardelino |
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dc.date.accessioned |
2022-03-04T22:47:46Z |
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dc.date.available |
2022-03-04T22:47:46Z |
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dc.date.issued |
2020 |
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dc.identifier.citation |
SARMENTO, D. F.; MENEGAT, J. O currículo como dispositivo orientador dos processos de ensino e de aprendizagem no ensino fundamental. Interfaces da Educação, Paranaíba, v.11, n.32, p. 489-514, 2020. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/4012/3582 - Acesso em 23 fev. 2022 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/2587 |
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dc.description.abstract |
As reflexões ora apresentadas são resultantes de uma pesquisa-ação colaborativa, cuja temática investigativa é a implantação da Base Nacional Comum Curricular(BNCC)na rede municipal de ensino de uma cidade pertencente à Região Metropolitana de Porto Alegre. Neste texto, fazemos um recorte dos encontros formativos com gestores, realizados na etapa Planejamento das ações, constituinte da abordagem teórico-metodológica adotada. A ênfase dos encontros foi a reorganização curricular do Ensino Fundamental, tendo-se como referência a análise documental dos dispositivos legais que regulam a ação educativa e o diálogo com autores selecionados. Por meio da Técnica de Análise de Conteúdo, definimos dois eixos temáticos: a) o currículo segundo os dispositivos legais; e b) as relações entre currículo e os processos de ensino e de aprendizagem. Os principais achados do estudo apontam |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Interfaces da educação |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Direito à educação |
pt_BR |
dc.subject |
BNCC |
pt_BR |
dc.subject |
Curriculo |
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dc.subject |
Ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
O currículo como dispositivo orientador dos processos de ensino e de aprendizagem no ensino fundamental |
pt_BR |
dc.type |
Artigo |
pt_BR |