dc.contributor.author |
Conte, Elaine |
|
dc.contributor.author |
Costa, Fernanda Roth da |
|
dc.contributor.author |
Filha, Bernadeth Vital Avelino |
|
dc.date.accessioned |
2022-03-31T16:34:06Z |
|
dc.date.available |
2022-03-31T16:34:06Z |
|
dc.date.issued |
2022 |
|
dc.identifier.citation |
CONTE, E.; COSTA, F. R.; AVELINO FILHA, B. V. O cotidiano escolar na formação universitária: reconhecendo os contextos pedagógicos. TEXTURA - Revista de Educação e Letras, Canoas, v. 24, p. 145-161, 2022. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/6778. Acesso em: 23 fev. 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/2634 |
|
dc.description.abstract |
O estudo etnográfico tem como objetivo compreender o cotidiano escolar sob o ponto
de vista dos acadêmicos de diferentes cursos de licenciatura de Canoas/RS. Trata-se de uma
investigação coletiva desenvolvida no primeiro semestre de 2016, nas disciplinas de Didática e de
Currículos de uma universidade comunitária. A partir de um roteiro preestabelecido, objetivou-se
a análise do Projeto Político Pedagógico, do planejamento adotado pelos professores, bem como
identificar os modelos educativos vigentes e as rotinas escolares. Com base nos relatos foi possível
discutir as mudanças na práxis educativa por meio do engajamento e do reconhecimento dos
contextos, rearticulando o ensino e a pesquisa ao exercício de formação profissional. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
TEXTURA - Revista de Educação e Letras |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Observação |
pt_BR |
dc.subject |
Cotidiano escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Práxis pedagógica |
pt_BR |
dc.title |
O cotidiano escolar na formação universitária: reconhecendo os contextos pedagógicos |
pt_BR |
dc.type |
Artigo em periódico |
pt_BR |