dc.contributor.author |
Conte, Elaine |
|
dc.contributor.author |
Habowski, Adilson Cristiano |
|
dc.contributor.author |
Piedade, Juliane de Almeida |
|
dc.contributor.author |
Milbradt, Carla |
|
dc.date.accessioned |
2022-03-31T17:09:09Z |
|
dc.date.available |
2022-03-31T17:09:09Z |
|
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.identifier.citation |
CONTE, E.; HABOWSKI, A. C. ; PIEDADE, J. A. ; MILBRADT, C. Arte-educação e seus desdobramentos à formação pedagógica. Acta Scientiarum, Maringá/PR, v. 43, p. 1-13, 2021. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/47923/751375151864. Acesso em: 24 fev 2022 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/2636 |
|
dc.description.abstract |
O texto propõe refletir sobre as contribuições da arte-educação nas experiências pedagógicas para a
sensibilização estética, tendo em vista as conversas tensas e os alargamentos de repertórios culturais que põe em jogo os sentidos na atualidade. Essas perturbações se traduzem na desvalorização da dimensão estéticoexpressiva à construção do conhecimento pedagógico, de percepções rígidas e regradas, gerando a centralização nos conteúdos racionais relacionados às certezas do mundo. Trata-se de uma pesquisa hermenêutica que dialoga com a arte-educação como fonte de indagação para compreender os processos formativos e as ações de humanização dos sentidos e das experiências educativas no campo do desenvolvimento humano. A arte como forma de expressão e educação sensível para pensar a formação expressiva é algo reconhecido cientificamente, que não obedece a convencionalismos, mas provoca atos de liberdade, interação, participação social e motivação dos sujeitos, por meio de diferentes saberes inventivos e bagagens culturais. No entanto, quais as contribuições da arte-educação à formação de professores para dialogar com as experiências artísticas? Concluímos que a arte dá oportunidades à construção de experiências (inter)subjetivas como aventura de se relacionar com o conhecimento que rompe com todos os parâmetros, no sentido de reinventar-se com o outro, trazendo desdobramentos ao processo de (re)criação das relações educativas. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Acta Scientiarum |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Arte-educação |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Desdobramentos pedagógicos |
pt_BR |
dc.title |
Arte-educação e seus desdobramentos à formação pedagógica |
pt_BR |
dc.type |
Artigo de periódico |
pt_BR |