DSpace Repository

Arte-educação e seus desdobramentos à formação pedagógica

Show simple item record

dc.contributor.author Conte, Elaine
dc.contributor.author Habowski, Adilson Cristiano
dc.contributor.author Piedade, Juliane de Almeida
dc.contributor.author Milbradt, Carla
dc.date.accessioned 2022-03-31T17:09:09Z
dc.date.available 2022-03-31T17:09:09Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.citation CONTE, E.; HABOWSKI, A. C. ; PIEDADE, J. A. ; MILBRADT, C. Arte-educação e seus desdobramentos à formação pedagógica. Acta Scientiarum, Maringá/PR, v. 43, p. 1-13, 2021. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/47923/751375151864. Acesso em: 24 fev 2022 pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/2636
dc.description.abstract O texto propõe refletir sobre as contribuições da arte-educação nas experiências pedagógicas para a sensibilização estética, tendo em vista as conversas tensas e os alargamentos de repertórios culturais que põe em jogo os sentidos na atualidade. Essas perturbações se traduzem na desvalorização da dimensão estéticoexpressiva à construção do conhecimento pedagógico, de percepções rígidas e regradas, gerando a centralização nos conteúdos racionais relacionados às certezas do mundo. Trata-se de uma pesquisa hermenêutica que dialoga com a arte-educação como fonte de indagação para compreender os processos formativos e as ações de humanização dos sentidos e das experiências educativas no campo do desenvolvimento humano. A arte como forma de expressão e educação sensível para pensar a formação expressiva é algo reconhecido cientificamente, que não obedece a convencionalismos, mas provoca atos de liberdade, interação, participação social e motivação dos sujeitos, por meio de diferentes saberes inventivos e bagagens culturais. No entanto, quais as contribuições da arte-educação à formação de professores para dialogar com as experiências artísticas? Concluímos que a arte dá oportunidades à construção de experiências (inter)subjetivas como aventura de se relacionar com o conhecimento que rompe com todos os parâmetros, no sentido de reinventar-se com o outro, trazendo desdobramentos ao processo de (re)criação das relações educativas. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Acta Scientiarum pt_BR
dc.rights Open Access en_US
dc.subject Arte-educação pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Desdobramentos pedagógicos pt_BR
dc.title Arte-educação e seus desdobramentos à formação pedagógica pt_BR
dc.type Artigo de periódico pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account