Abstract:
O trabalho apresenta algumas reflexões extraídas de uma experiência hermenêutica e
etnográfica, cujo objetivo é compreender o complexo cotidiano escolar a partir das
observações realizadas por graduandos de diferentes cursos de licenciatura em escolas de
Canoas/RS, Brasil. Trata-se de uma investigação coletiva, desenvolvida no primeiro
semestre de 2016, nas disciplinas de Didática e de Currículos e Programas. A partir de um
roteiro preestabelecido verificou-se o Projeto Político Pedagógico, a abordagem
metodológica e o planejamento adotado pelos professores nas escolas, bem como os
modelos educativos e as rotinas identificadas. O movimento dialético entre o cotidiano
escolar e a formação universitária permitiu articular o ensino e a pesquisa, potencializando o
exercício reflexivo da avaliação de contextos e da práxis. Com base nos relatos
apresentados em aula foi possível discutir e reavaliar que as mudanças na educação
passam pelo engajamento social e pelo reconhecimento dos contextos pedagógicos como
forma de aproximar a formação acadêmica das perplexidades, tensões e contradições da
práxis.