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Reprodução de gênero pela cinematografia: caminhos à educação?

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dc.contributor.author Conte, Elaine
dc.contributor.author Habowski, Adilson Cristiano
dc.date.accessioned 2022-04-01T23:18:46Z
dc.date.available 2022-04-01T23:18:46Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.citation HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. Reprodução de gênero pela cinematografia: caminhos à educação?. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 6, p. 1-19, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8654759. Acesso em: 01 abr. 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/2651
dc.description.abstract A pesquisa debate sobre as ideologias históricas transmitidas pela cinematografia, que causam a perda de sentido, insensibilidade e o enrijecimento intelectual pela ausência de (auto) crítica. Assim, o presente estudo, de caráter hermenêutico, propõe olhar as concepções de gênero e sexualidade veiculadas pelo cinema, na tentativa de rever suas repercussões na experiência do pensar educacional. Os problemas partilhados precisam de uma sensibilidade atenta e crítico-reflexiva frente às produções, para resistir à disseminação de desigualdades, exclusões e preconceitos, única forma de gerar novas compreensões mediante processos intersubjetivos, rompendo com os modismos para fazer desse dispositivo um veículo agregador de experiências humanizadoras da prática social orientada para o reconhecimento das diferenças. Subjacente às produções cinematográficas, sobrevive o domínio da indústria cultural, que em sua lógica de mercado promove a repetição de determinados discursos até que se transformem em verdades apassivadoras frente ao mundo. Nesse cenário marcado pela reprodutibilidade técnica, evidenciamos que há uma pequena resistência da indústria cinematográfica, que descortina paradigmas de gênero e sexualidade, evidenciando questões contemporâneas. Concluímos que esses artefatos tecnológicos na educação precisam servir como impulsos para repensar a ação humana sob pena dos processos de ensino reproduzirem a exclusão, o desrespeito preconceituoso, uniformizador e insensível ao outro e à pluralidade de experiências. Trata-se de corrigir as deformações do reconhecimento por meio da reeducação que potencializa as diferenças humanas e o reconhecimento social. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Revista Internacional de Educação Superior pt_BR
dc.rights Open Access en_US
dc.subject Cinema pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Sexualidade pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.title Reprodução de gênero pela cinematografia: caminhos à educação? pt_BR
dc.type Artigo em periódico pt_BR


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