DSpace Repository

Perspectivas da performance docente à luz das tecnologias digitais

Show simple item record

dc.contributor.author Conte, Elaine
dc.date.accessioned 2022-04-01T23:51:59Z
dc.date.available 2022-04-01T23:51:59Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.citation CONTE, E. Perspectivas da performance docente à luz das tecnologias digitais. Educar em Revista, Curitiba, v. 36, p. 1-19, 2020. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62506. Acesso em: 01 abr. 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/2655
dc.description.abstract A performance surge nesse ensaio como uma dimensão inquietante e complexa, para compreendermos a dinâmica das relações do viver fluído e intenso das interconexões digitais, considerando a emergência da tecnociência e do agir pedagógico online. Trata-se de aprofundar os debates hermenêuticos sobre as dimensões da performance docente com as transformações objetivas, subjetivas e sociais das redes sociais. Afinal, o que estamos performando em termos de ações pedagógicas, filosóficas e políticas na cultura digital? Os desafios de uma performance docente aliada à cultura digital revelam déficits acerca da recriação de conhecimentos e atuação performativa do professor na areia movediça das tecnologias. Tais provocações da atuação docente na cibercultura apontam para ambiguidades dos processos pedagógicos nos meios virtualizados, o que demanda um processo de reflexão que possa se expandir com potencial de conversação, potencial de visibilidade e contradições performativas. Uma visão crítica da pedagogia online com contrapontos e desdobramentos no exercício da imaginação e da produção de conhecimentos requer a ação docente para engajar-se às performances sociais, a partir de outras releituras e pesquisas. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Educar em Revista pt_BR
dc.rights Open Access en_US
dc.subject Performances pt_BR
dc.subject Tecnologias digitais pt_BR
dc.subject Redes sociais pt_BR
dc.subject Redes sociais pt_BR
dc.subject Comunicação pt_BR
dc.title Perspectivas da performance docente à luz das tecnologias digitais pt_BR
dc.type Artigo de periódico pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account