dc.contributor.author |
Conte, Elaine |
|
dc.date.accessioned |
2022-04-01T23:51:59Z |
|
dc.date.available |
2022-04-01T23:51:59Z |
|
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.identifier.citation |
CONTE, E. Perspectivas da performance docente à luz das tecnologias digitais. Educar em Revista, Curitiba, v. 36, p. 1-19, 2020. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62506. Acesso em: 01 abr. 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/2655 |
|
dc.description.abstract |
A performance surge nesse ensaio como uma dimensão inquietante
e complexa, para compreendermos a dinâmica das relações do viver
fluído e intenso das interconexões digitais, considerando a emergência
da tecnociência e do agir pedagógico online. Trata-se de aprofundar os
debates hermenêuticos sobre as dimensões da performance docente com
as transformações objetivas, subjetivas e sociais das redes sociais. Afinal,
o que estamos performando em termos de ações pedagógicas, filosóficas e
políticas na cultura digital? Os desafios de uma performance docente aliada
à cultura digital revelam déficits acerca da recriação de conhecimentos e
atuação performativa do professor na areia movediça das tecnologias. Tais
provocações da atuação docente na cibercultura apontam para ambiguidades
dos processos pedagógicos nos meios virtualizados, o que demanda um
processo de reflexão que possa se expandir com potencial de conversação,
potencial de visibilidade e contradições performativas. Uma visão crítica
da pedagogia online com contrapontos e desdobramentos no exercício da
imaginação e da produção de conhecimentos requer a ação docente para
engajar-se às performances sociais, a partir de outras releituras e pesquisas. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Educar em Revista |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Performances |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias digitais |
pt_BR |
dc.subject |
Redes sociais |
pt_BR |
dc.subject |
Redes sociais |
pt_BR |
dc.subject |
Comunicação |
pt_BR |
dc.title |
Perspectivas da performance docente à luz das tecnologias digitais |
pt_BR |
dc.type |
Artigo de periódico |
pt_BR |