Abstract:
A cultura digital vem exigindo formas diferenciadas de conhecimento e
reflexão nos cursos superiores, uma vez que a transição digital é
atravessada por relações de poder-saber que intervém sobre a linguagem e a
percepção humana, o que tem exigido reestruturações curriculares e o
acesso barateado a cursos de EaD. Nessa perspectiva, o direito de todos à
educação não pode sucumbir à facilitação de cursos oferecidos, sob pena de
não vencer a barreira da ignorância, do conformismo e ser uma farsa. Em
vista disso, procuramos debater e analisar como a educação superior pode
contribuir para a discussão criadora acerca das mazelas provocadas pela
EaD e ao problema da evasão. No cenário contemporâneo, o olhar
hermenêutico propõe compreender o desafio da EaD, problematizando as
tendências e conjecturas do fenômeno da evasão, tendo em vista os altos
índices de evasão nos cursos de EaD e a corresponsabilidade das
instituições. Os resultados apontam que é necessário criar formas de acesso
à EaD e também de permanência e reconhecimento do outro nesse campo,
por meio da cultura do diálogo e da motivação, que dá embasamento à
gestão institucional/comunicacional, por meio da sensibilidade, da
afetividade, da empatia (enfrentando a ap