Abstract:
Estamos passando por muitas mudanças influenciadas pelos avanços tecnológicos e científicos. Com isso, surge uma sociedade marcada pelo acesso à informação em versão instantânea, por meio dos smartphones, ipads, tablets, dentre outros instrumentos tecnológicos. O objetivo deste trabalho é realizar uma pesquisa exploratória em torno da questão da sociedade da informação, analisando, com a técnica do grupo focal, dois grupos na rede social facebook constituídos um por professores e outro por estudantes da educação básica da região metropolitana de Porto Alegre/RS. Trata-se de investigar como esses grupos focais estão percebendo os enfrentamentos e as barreiras tecnológicas que a sociedade inaugura no mundo. Com base nas experiências e nos dados coletados por meio da interação dos sujeitos participantes no grupo online, constatamos nesse ensaio que o grupo de professores vê a rede social como um instrumento que potencializa a aprendizagem e os aproxima dos estudantes, mas que inspira cuidados com o que é publicado. Já o grupo de estudantes está descobrindo outras funcionalidades para esse espaço que antes parecia servir apenas para conversar e para postar imagens, sem reflexão coletiva sobre estas.