DSpace Repository

As implicações e o respaldo da obra de Rousseau na educação.

Show simple item record

dc.contributor.author Conte, Elaine
dc.contributor.author Rios, Míriam Benites
dc.contributor.author Branco, Lilian Soares Alves
dc.date.accessioned 2022-04-05T18:39:53Z
dc.date.available 2022-04-05T18:39:53Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.citation RIOS, M. B. ; BRANCO, L. S. A. ; CONTE, E. As implicações e o respaldo da obra de Rousseau na educação. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 21, p. 271-286, 2020. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1982-03052020000300271&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 05 abr. 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/2663
dc.description.abstract Esse artigo resulta de um exercício hermenêutico inspirado na obra Emílio ou da Educação, de Jean-Jacques Rousseau (1762), reconhecidamente um expoente da pedagogia moderna. Propomos aqui uma reflexão sobre a perspectiva pedagógica visionária de Rousseau voltada à valorização da liberdade da criança no mundo sociocultural, tendo em vista os saberes e potencialidades do pensamento pedagógico à formação criativa mais ampla. Para isso, elegemos como dispositivo de análise as principais ideias defendidas por Rousseau, para examinar as implicações em diferentes abordagens de educação baseadas em práticas que potencializam as dimensões humanas, no sentido de compreender as complexidades da educação e da infância no presente. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Revista Teias pt_BR
dc.rights Open Access en_US
dc.subject Rousseau pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Pedagogia moderna pt_BR
dc.subject Faculdades humanas pt_BR
dc.title As implicações e o respaldo da obra de Rousseau na educação. pt_BR
dc.type Artigo de periódico pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account