dc.contributor.author |
Conte, Elaine |
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dc.contributor.author |
Rios, Míriam Benites |
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dc.contributor.author |
Branco, Lilian Soares Alves |
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dc.date.accessioned |
2022-04-05T18:39:53Z |
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dc.date.available |
2022-04-05T18:39:53Z |
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dc.date.issued |
2020 |
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dc.identifier.citation |
RIOS, M. B. ; BRANCO, L. S. A. ; CONTE, E. As implicações e o respaldo da obra de Rousseau na educação. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 21, p. 271-286, 2020. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1982-03052020000300271&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 05 abr. 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/2663 |
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dc.description.abstract |
Esse artigo resulta de um exercício hermenêutico inspirado na obra Emílio ou da Educação, de Jean-Jacques
Rousseau (1762), reconhecidamente um expoente da pedagogia moderna. Propomos aqui uma reflexão
sobre a perspectiva pedagógica visionária de Rousseau voltada à valorização da liberdade da criança no
mundo sociocultural, tendo em vista os saberes e potencialidades do pensamento pedagógico à formação
criativa mais ampla. Para isso, elegemos como dispositivo de análise as principais ideias defendidas por
Rousseau, para examinar as implicações em diferentes abordagens de educação baseadas em práticas que
potencializam as dimensões humanas, no sentido de compreender as complexidades da educação e da
infância no presente. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Revista Teias |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Rousseau |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogia moderna |
pt_BR |
dc.subject |
Faculdades humanas |
pt_BR |
dc.title |
As implicações e o respaldo da obra de Rousseau na educação. |
pt_BR |
dc.type |
Artigo de periódico |
pt_BR |