dc.contributor.author |
Conte, Elaine |
|
dc.contributor.author |
Habowski, Adilson Cristiano |
|
dc.date.accessioned |
2022-04-06T17:50:51Z |
|
dc.date.available |
2022-04-06T17:50:51Z |
|
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.identifier.citation |
HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. O ócio criativo e suas perspectivas na educação. Linhas Críticas, [S. l.], v. 26, p. 1-17, 2020. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/24711. Acesso em: 06 abr. 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/2673 |
|
dc.description.abstract |
O trabalho objetiva discutir a ideia de ócio criativo de Domenico de Masi (2000; 2017;
2020) na tentativa de compreender hermeneuticamente suas perspectivas e desdobramentos na educação. O ócio criativo engloba três dimensões: trabalhar para produzir riquezas e aprender com o outro; estudar para criar novos conhecimentos e brincar para gerar o bem-estar. A partir dos debates suscitados com as interfaces
formativas do ócio criativo, propomos questionar e construir pontes criativas ao desenvolvimento da globalidade humana. Concluímos que a educação precisa promover a experiência do ócio criativo, na perspectiva das metáforas e metamorfoses do processo de formar-se no tempo livre, visto que o processo do conhecimento implica reconhecer o potencial recriador dos sujeitos. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Linhas Críticas |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Ócio criativo |
pt_BR |
dc.subject |
De Masi |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
O ócio criativo e suas perspectivas na educação |
pt_BR |
dc.type |
Artigo de periódico |
pt_BR |