DSpace Repository

Pedagogia social como forma de reconhecimento sensível às diferenças

Show simple item record

dc.contributor.author Conte, Elaine
dc.contributor.author Habowski, Adilson Cristiano
dc.contributor.author Rios, Míriam Benites
dc.date.accessioned 2022-04-07T17:31:05Z
dc.date.available 2022-04-07T17:31:05Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.citation CONTE, E.; HABOWSKI, A. C.; RIOS, M. B. Pedagogia social como forma de reconhecimento sensível às diferenças. Educação, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 107–122, 2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7874. Acesso em: 07 abr. 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/2681
dc.description.abstract O estudo apresenta perspectivas da pedagogia social à luz de narrativas contemporâneas, tendo como inspiração as novas formas de linguagem e as relações que fazemos com elas, na busca por uma educação que valoriza a diversidade cultural. A educação voltada às demandas de reconhecimento social e igualdade sensível à inclusão dos grupos vulneráveis é algo próprio à pedagogia social, um sentido posto de inclusão das diferenças e responsabilidade solidária pelo outro como condição de possibilidade à democracia. A partir da compreensão hermenêutica enquanto cooperação reflexiva, apresentamos uma reflexão sobre a violência e as injustiças a partir do uso do conhecimento estabelecido por meio das tecnologias de interação humana, como forma de pensar as contribuições da pedagogia social ao que é tecido junto com o outro. O conhecimento está em constante transformação e o saber está vinculado ao mundo prático, escolar e não escolar, de vida em comunidade, na articulação com a realidade e com experiências tecnológicas de mundo. Concluímos que a pedagogia social lança possibilidades para transcender a perspectiva instrumental das tecnologias digitais, em favor do (re)conhecimento recíproco de uma experiência coletiva, tecida em rede de relações sociais no mundo de comunidades aprendentes, para que os sujeitos tenham condições críticas de intervir na realidade em que estão inseridos. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Interfaces Ciêntificas pt_BR
dc.rights Open Access en_US
dc.subject Pedagogia Social pt_BR
dc.subject Linguagens Tecnológicas pt_BR
dc.subject Inclusão Social pt_BR
dc.title Pedagogia social como forma de reconhecimento sensível às diferenças pt_BR
dc.type Artigo de periódico pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account