Abstract:
Na tentativa de provocar o debate e a apropriação das narrativas em quadrinhos
digitais como meios vinculados às práticas sociais de educar, buscamos dar
visibilidade às histórias em quadrinhos (HQs) como possibilidades de articular
signos, imagens e leituras de mundo, colocando em jogo as ambiguidades da
imagem e da composição de conhecimentos, por meio dos processos sociais da
arte em quadrinhos. A partir da abordagem hermenêutica, percebemos que há
uma popularização das HQs em espaços hipermidiáticos (hipertexto e
multimídia) e, nessa perspectiva, procuramos evidenciar as contribuições das
HQs para o processo de leitura e exploração de diferentes mundos na educação.
As contribuições que as tecnologias digitais trazem para a linguagem dos
quadrinhos são nítidas, pois agregam características como o som, a imagem, o
hipertexto, a animação e a interatividade no trabalho pedagógico. As obras
quadrinizadas adquirem características alargadas da versão original impressa,
fornecendo elementos para a criação de uma pluralidade de leituras, tendo por
base ressignificar a dimensão estética das fruições de leitura com a arte.
Concluímos que as HQs podem gerar novas condições para a leitura de textos
imagéticos na educação, provocando outras percepções e relacionamentos com
os textos, a ludicidade e as experiências narrativas, visto que a leitura das HQs
permite uma aproximação dinâmica entre a polifonia da imagem, dos enredos
e das linguagens no mundo online, constituindo-se numa experiência educativa
que envolve a imaginação criadora e a possibilidade de ressignificar a leitura
de imagens na pluralidade de interpretações e impactos engendrados com as
HQs digitais.