Abstract:
Nos artefatos tecnológicos estão subjacentes visões de mundo,
linguagens, conhecimentos, bem como questões objetivas em
construção, que surgem como alternativas para aprender a pensar as
demandas da comunidade escolar e digital. O presente ensaio busca
compreender a cultura da escola, através de uma pesquisa
etnográfica, apresentando as aporias enfrentadas no cotidiano
educativo em termos do uso de tecnologias digitais por crianças com
múltiplas deficiências. Na atualidade, as tecnologias digitais têm
demonstrado a possibilidade de uma nova perspectiva educacional
enquanto ferramentas no processo de ensino e de integração das
diferenças na escola regular, visto que no mundo infantil a conexão
digital é incorporada como forma de comunicação e intercâmbio,
superando os isolamentos em diferentes contextos. Mas, será que os
recursos tecnológicos podem motivar processos de ensino e de
aprendizagem inclusivos, facilitando a transformação das atividades
pedagógicas reprodutivas e de segregação por novas compreensões
nas diferenças que os enfoques tecnológicos colocam à práxis? Neste
sentido, o trabalho gira em torno de problemas de investigação
apontados e identificados na cultura da escola, considerando os
artefatos digitais na realidade dos educandos com deficiências. A
partir do contexto apresentado, o trabalho conclui que o acesso às
tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e à
tecnologia assistiva (TA) torna-se relevante para viabilizar a inclusão
humana, tecnológica, educacional e social de educandos com
múltiplas deficiências, tanto para a melhoria das condições de
relacionamento social com as limitações sentidas pelos sujeitos, mas,
sobretudo, para o reconhecimento inclusivo nos diferentes espaços e
tempos da formação socializada.