DSpace Repository

O agir comunicativo na educação como dispositivo e autoridade epistêmica à práxis tecnológica

Show simple item record

dc.contributor.author Conte, Elaine
dc.contributor.author Habowski, Adilson Cristiano
dc.date.accessioned 2022-04-08T18:17:55Z
dc.date.available 2022-04-08T18:17:55Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.citation CONTE, E.; HABOWSKI, A. C. O agir comunicativo na educação como dispositivo e autoridade epistêmica à práxis tecnológica. Educação & Sociedade, Campinas, SP, v. 40, p. 1-16, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/rwp87Z3c85KpQgCqvmfd9gy/?lang=pt. Acesso em: 08 abr. 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/2700
dc.description.abstract Ao considerar a importância da abertura à experiência comunicativa na educação e na sociedade hiperestimulada pelas tecnologias, o estudo de bases hermenêuticas objetiva repensar a práxis pedagógica, mobilizando, por meio de pesquisas habermasianas, as possibilidades de interconexões formativas com as tecnologias digitais de informação e comunicação. Para tanto, Habermas traz questões que denunciam as falsas fronteiras do conhecimento e os potenciais do agir comunicativo nas interfaces educacionais para resistir à razão técnica, à pedagogização, às simplificações e visões estreitas de mundo. Concluímos que a interdependência linguística pode renovar as formas de ensinar e de aprender geradas pelas tecnologias, abrindo canais reflexivos para superar narrativas vazias e monológicas. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Educação e Sociedade pt_BR
dc.rights Open Access en_US
dc.subject Agir comunicativo pt_BR
dc.subject Tecnologias digitais pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.title O agir comunicativo na educação como dispositivo e autoridade epistêmica à práxis tecnológica pt_BR
dc.type Artigo de periódico pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account