dc.contributor.author |
Conte, Elaine |
|
dc.contributor.author |
Habowski, Adilson Cristiano |
|
dc.date.accessioned |
2022-04-08T18:17:55Z |
|
dc.date.available |
2022-04-08T18:17:55Z |
|
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.identifier.citation |
CONTE, E.; HABOWSKI, A. C. O agir comunicativo na educação como dispositivo e autoridade epistêmica à práxis tecnológica. Educação & Sociedade, Campinas, SP, v. 40, p. 1-16, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/rwp87Z3c85KpQgCqvmfd9gy/?lang=pt. Acesso em: 08 abr. 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/2700 |
|
dc.description.abstract |
Ao considerar a importância da abertura à experiência
comunicativa na educação e na sociedade hiperestimulada pelas
tecnologias, o estudo de bases hermenêuticas objetiva repensar a práxis
pedagógica, mobilizando, por meio de pesquisas habermasianas, as
possibilidades de interconexões formativas com as tecnologias digitais
de informação e comunicação. Para tanto, Habermas traz questões que
denunciam as falsas fronteiras do conhecimento e os potenciais do agir
comunicativo nas interfaces educacionais para resistir à razão técnica, à
pedagogização, às simplificações e visões estreitas de mundo. Concluímos
que a interdependência linguística pode renovar as formas de ensinar
e de aprender geradas pelas tecnologias, abrindo canais reflexivos para
superar narrativas vazias e monológicas. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Educação e Sociedade |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Agir comunicativo |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias digitais |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
O agir comunicativo na educação como dispositivo e autoridade epistêmica à práxis tecnológica |
pt_BR |
dc.type |
Artigo de periódico |
pt_BR |