dc.contributor.author |
Conte, Elaine |
|
dc.contributor.author |
Habowski, Adilson Cristiano |
|
dc.contributor.author |
Pugens, Natália de Borba |
|
dc.date.accessioned |
2022-04-08T19:19:18Z |
|
dc.date.available |
2022-04-08T19:19:18Z |
|
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.identifier.citation |
PUGENS, N. DE B.; CONTE, E.; HABOWSKI, A. C. Pedagogia científica na educação infantil: pressupostos montessorianos. Revista Intersaberes, [S.l.], v. 13, n. 29, p. 354-368, 2019. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/1379. Acesso em: 08 abr. 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/2705 |
|
dc.description.abstract |
O texto analisa a Educação Infantil em tempos contemporâneos, almejando refletir acerca dos desafios e dificuldades encontradas nessa área, tendo como pressupostos os estudos desafiadores de Maria Montessori
(1870-1952). Observamos que há uma desvalorização dos profissionais que atuam na Educação Infantil, cuja
percepção advém das próprias políticas públicas, as quais não exigem o ensino superior como titulação mínima para o exercício da docência. A pesquisa é projetada na seguinte indagação: Quais são os pressupostos e limites para que se realize a Pedagogia científica na Educação Infantil? Concluímos que em meio aos paradoxos e ambiguidades da Educação Infantil, é necessário lançarmos um olhar retrospectivo para compreender e desafiar a formação humana na atualidade. Contudo, o ponto mais importante do método montessoriano é a possibilidade criada de potencializar a formação e a evolução da criança, como forma de reconstrução transformadora de práticas educativas, alicerçadas na autorreflexão crítica e na autoeducação científica. |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.publisher |
Revista de Educação e Letras |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Método Montessori |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogia científica |
pt_BR |
dc.title |
Pedagogia científica na educação infantil: pressupostos montessorianos |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |