dc.contributor.author |
Conte, Elaine |
|
dc.contributor.author |
Habowski, Adilson Cristiano |
|
dc.date.accessioned |
2022-04-08T19:56:55Z |
|
dc.date.available |
2022-04-08T19:56:55Z |
|
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.identifier.citation |
CONTE, E.; HABOWSKI, A. C. Os filmes como pretextos sensíveis às problematizações didáticas. Imagens da Educação, Maringá, PR, v. 9, n. 2, p. 33-46 2019. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/view/41498. Acesso em: 08 abr. 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/2706 |
|
dc.description.abstract |
Considerando-se que hoje muitos estudantes manifestam tendências de repulsa,
dispersão e desinteresse pela escola, torna-se um desafio à formação didática do
professor a busca de novos sentidos ao ensinar e aprender, por meio do diálogo
com as expectativas, ações, contradições e disposições didáticas dos filmes. Nesse
sentido, trata-se de problematizar e contextualizar a educação na atualidade, por
meio dos artefatos culturais fílmicos, que trazem possibilidades formativas e de
transformação das práticas pedagógicas contemporâneas. Buscamos na linguagem
fílmica, com as diferentes imagens, contextos, sensibilidades e movimentos
culturais, caminhos para ressignificações das formas de ensinar, agregando
sentidos criativos às conversações pedagógicas. O ensaio adota uma perspectiva
hermenêutica em relação ao tema, contribuindo para ações de humanização nos
processos formativos, de construção de visões de mundo, de reflexão sobre as
experiências educativas e de autonomia da formação docente. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Editora da Universidade Estadual de Maringá |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Filmes |
pt_BR |
dc.subject |
Conversações didáticas |
pt_BR |
dc.title |
Os filmes como pretextos sensíveis às problematizações didáticas |
pt_BR |
dc.type |
Artigo de periódicos |
pt_BR |