dc.contributor.author |
Conte, Elaine |
|
dc.contributor.author |
Martini, Rosa Maria Filippozzi |
|
dc.date.accessioned |
2022-04-09T00:23:18Z |
|
dc.date.available |
2022-04-09T00:23:18Z |
|
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.identifier.citation |
CONTE, E.; MARTINI, R. M. F. Fenomenologia e Hermenêutica: um desafio para a educação?. Veritas, Porto Alegre, v. 64, n. 2, p. 28372-28, 2019. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/veritas/article/view/28372. Acesso em: 08 abr. 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/2712 |
|
dc.description.abstract |
Este artigo resulta de um esforço compartilhado que busca inspiração no diálogo hermenêutico como recurso à imaginação criativa e uma forma de enriquecer o trabalho com as tecnologias da educação. A intenção é analisar, reflexivamente, os estudos de Ricoeur, Gadamer e Habermas realizados acerca da fenomenologia e da hermenêutica, no sentido de contribuir para a superação da postura descritiva e autoexplicativa inscrita nos discursos pedagógicos. Trata-se de verificar, através da compreensão hermenêutica, as possibilidades para a busca de sentido da ação educativa e, em consequência, para a compreensão do hiato entre o saber pedagógico racional e os novos saberes veiculados pelas tecnologias digitais. O debate problematiza a transição de um paradigma tradicional para a abordagem complexa da integração entre o saber
pedagógico e a emergência da virtualidade. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Veritas |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Fenomenologia |
pt_BR |
dc.subject |
Hermenêutica |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias digitais |
pt_BR |
dc.title |
Fenomenologia e Hermenêutica: um desafio para a educação? |
pt_BR |
dc.type |
Artigo de periódico |
pt_BR |