DSpace Repository

Fenomenologia e Hermenêutica: um desafio para a educação?

Show simple item record

dc.contributor.author Conte, Elaine
dc.contributor.author Martini, Rosa Maria Filippozzi
dc.date.accessioned 2022-04-09T00:23:18Z
dc.date.available 2022-04-09T00:23:18Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.citation CONTE, E.; MARTINI, R. M. F. Fenomenologia e Hermenêutica: um desafio para a educação?. Veritas, Porto Alegre, v. 64, n. 2, p. 28372-28, 2019. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/veritas/article/view/28372. Acesso em: 08 abr. 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/2712
dc.description.abstract Este artigo resulta de um esforço compartilhado que busca inspiração no diálogo hermenêutico como recurso à imaginação criativa e uma forma de enriquecer o trabalho com as tecnologias da educação. A intenção é analisar, reflexivamente, os estudos de Ricoeur, Gadamer e Habermas realizados acerca da fenomenologia e da hermenêutica, no sentido de contribuir para a superação da postura descritiva e autoexplicativa inscrita nos discursos pedagógicos. Trata-se de verificar, através da compreensão hermenêutica, as possibilidades para a busca de sentido da ação educativa e, em consequência, para a compreensão do hiato entre o saber pedagógico racional e os novos saberes veiculados pelas tecnologias digitais. O debate problematiza a transição de um paradigma tradicional para a abordagem complexa da integração entre o saber pedagógico e a emergência da virtualidade. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Veritas pt_BR
dc.rights Open Access en_US
dc.subject Fenomenologia pt_BR
dc.subject Hermenêutica pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Tecnologias digitais pt_BR
dc.title Fenomenologia e Hermenêutica: um desafio para a educação? pt_BR
dc.type Artigo de periódico pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account