dc.contributor.author |
Conte, Elaine |
|
dc.contributor.author |
Flores, Cristine Gabriela de Campos |
|
dc.date.accessioned |
2022-04-30T13:01:46Z |
|
dc.date.available |
2022-04-30T13:01:46Z |
|
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.identifier.citation |
CONTE, E.; FLORES, C. G. DE C. Os resultados da hermenêutica à compreensão das pesquisas em educação. Barbarói, Santa Cruz do Sul, RS, v. 1, n. 53, p. 67-88, 2019. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/6566. Acesso em: 09 abr. 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/2758 |
|
dc.description.abstract |
O objetivo deste trabalho é mapear as implicações metodológicas do debate hermenêutico
como possibilidade compreensiva para o avanço das pesquisas em educação. O texto inicia
discutindo o paradigma da modernidade e faz uma crítica às concepções tradicionais de
linguagem, tendo em vista a sua incompatibilidade com algumas pesquisas das áreas das
ciências humanas. Em seguida, discorre sobre as especificidades da pesquisa em educação no
Brasil, tecendo interpretações sobre os fenômenos socioeducativos. Por fim, apresenta o rigor
conceitual da hermenêutica que propõe questionar o sentido das teorias e ações pedagógicas
no âmbito da pesquisa, a fim de (des/re)contextualizá-las às práticas educativas. As principais
contribuições da hermenêutica para o campo da educação revelam uma sensibilidade para o
olhar e a fala do outro, cujas expressões das relações culturais são constituintes da
necessidade de ensinar a compreensão da própria sociedade que engloba as experiências
pedagógicas de provocar a reflexão e a compreensão dos conteúdos textuais, buscando os
sentidos das razões objetivas, subjetivas e sociais que brotam nas entrelinhas da linguagem
pedagógica. Seguindo pelas trilhas da hermenêutica, aprendemos e ensinamos que na
racionalidade pedagógica não lidamos com a compreensão dos objetos, nem com a
compreensão da totalidade dos objetos, mas com o todo do nosso compreender humano em
sua globalidade. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Barbarói |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Hermenêutica |
pt_BR |
dc.subject |
Pesquisa em educação |
pt_BR |
dc.subject |
Compreensão |
pt_BR |
dc.title |
Os resultados da hermenêutica à compreensão das pesquisas em educação |
pt_BR |
dc.type |
Artigo |
pt_BR |