DSpace Repository

Os resultados da hermenêutica à compreensão das pesquisas em educação

Show simple item record

dc.contributor.author Conte, Elaine
dc.contributor.author Flores, Cristine Gabriela de Campos
dc.date.accessioned 2022-04-30T13:01:46Z
dc.date.available 2022-04-30T13:01:46Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.citation CONTE, E.; FLORES, C. G. DE C. Os resultados da hermenêutica à compreensão das pesquisas em educação. Barbarói, Santa Cruz do Sul, RS, v. 1, n. 53, p. 67-88, 2019. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/6566. Acesso em: 09 abr. 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/2758
dc.description.abstract O objetivo deste trabalho é mapear as implicações metodológicas do debate hermenêutico como possibilidade compreensiva para o avanço das pesquisas em educação. O texto inicia discutindo o paradigma da modernidade e faz uma crítica às concepções tradicionais de linguagem, tendo em vista a sua incompatibilidade com algumas pesquisas das áreas das ciências humanas. Em seguida, discorre sobre as especificidades da pesquisa em educação no Brasil, tecendo interpretações sobre os fenômenos socioeducativos. Por fim, apresenta o rigor conceitual da hermenêutica que propõe questionar o sentido das teorias e ações pedagógicas no âmbito da pesquisa, a fim de (des/re)contextualizá-las às práticas educativas. As principais contribuições da hermenêutica para o campo da educação revelam uma sensibilidade para o olhar e a fala do outro, cujas expressões das relações culturais são constituintes da necessidade de ensinar a compreensão da própria sociedade que engloba as experiências pedagógicas de provocar a reflexão e a compreensão dos conteúdos textuais, buscando os sentidos das razões objetivas, subjetivas e sociais que brotam nas entrelinhas da linguagem pedagógica. Seguindo pelas trilhas da hermenêutica, aprendemos e ensinamos que na racionalidade pedagógica não lidamos com a compreensão dos objetos, nem com a compreensão da totalidade dos objetos, mas com o todo do nosso compreender humano em sua globalidade. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Barbarói pt_BR
dc.rights Open Access en_US
dc.subject Hermenêutica pt_BR
dc.subject Pesquisa em educação pt_BR
dc.subject Compreensão pt_BR
dc.title Os resultados da hermenêutica à compreensão das pesquisas em educação pt_BR
dc.type Artigo pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account