dc.identifier.citation |
HABOWSKI, A. C. ; CONTE, E. A música na educação infantil: (re)descobrindo sentidos. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, BHl, v. 15, n. 35, p. 444-469, 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/336207733_A_MUSICA_NA_EDUCACAO_INFANTIL_REDESCOBRINDO_SENTIDOS. Acesso em: 09 abr. 2022. |
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dc.description.abstract |
A música está constantemente presente em nosso cotidiano e traz consigo características
históricas, sociais e culturais, sendo uma forma de expressão, de comunicação, de reflexão, que pode
emocionar, fazer brotar sentimentos, lembranças e até perturbar, pois a musicalidade integra a vida
humana e as relações entre música, gesto, ritmo e expressividade do corpo. Da mesma forma, a música
faz parte da corporeidade das crianças antes mesmo da alfabetização, então, torna-se um artefato
fundamental para desenvolver atividades pedagógicas com crianças na Educação Infantil.
Problematizamos neste estudo que a musicalidade ainda é relegada para um segundo plano ou
asfixiada nas rotinas escolares das crianças. Evidenciamos que para além da mensagem verbal, sonora
e rítmica traduzida pela música está inscrita nela o desenvolvimento da imaginação criativa, da
intuição e da inteligência emocional da criança. Os resultados indicam que é necessário recuperar as
dimensões da música com a comunicação, a sensibilidade e a arte de educar na escola, como uma
forma de ampliar a fruição com os momentos da aula e com o mundo, manifestada constantemente
pela expressão de sentimentos, pensamentos, ações planejadas, opiniões, atitudes reflexivas
orquestradas, harmônicas ou descompassadas. Contudo, a educação musical pode contribuir no
desenvolvimento global e evolutivo das crianças, desde que sejam respeitas e reconhecidas as
cadências próprias da multiplicidade de vozes e das diferenças. |
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