DSpace Repository

A música na educação infantil: (re)descobrindo sentidos

Show simple item record

dc.contributor.author Conte, Elaine
dc.contributor.author Habowski, Adilson Cristiano
dc.date.accessioned 2022-04-30T13:05:35Z
dc.date.available 2022-04-30T13:05:35Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.citation HABOWSKI, A. C. ; CONTE, E. A música na educação infantil: (re)descobrindo sentidos. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, BHl, v. 15, n. 35, p. 444-469, 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/336207733_A_MUSICA_NA_EDUCACAO_INFANTIL_REDESCOBRINDO_SENTIDOS. Acesso em: 09 abr. 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/2759
dc.description.abstract A música está constantemente presente em nosso cotidiano e traz consigo características históricas, sociais e culturais, sendo uma forma de expressão, de comunicação, de reflexão, que pode emocionar, fazer brotar sentimentos, lembranças e até perturbar, pois a musicalidade integra a vida humana e as relações entre música, gesto, ritmo e expressividade do corpo. Da mesma forma, a música faz parte da corporeidade das crianças antes mesmo da alfabetização, então, torna-se um artefato fundamental para desenvolver atividades pedagógicas com crianças na Educação Infantil. Problematizamos neste estudo que a musicalidade ainda é relegada para um segundo plano ou asfixiada nas rotinas escolares das crianças. Evidenciamos que para além da mensagem verbal, sonora e rítmica traduzida pela música está inscrita nela o desenvolvimento da imaginação criativa, da intuição e da inteligência emocional da criança. Os resultados indicam que é necessário recuperar as dimensões da música com a comunicação, a sensibilidade e a arte de educar na escola, como uma forma de ampliar a fruição com os momentos da aula e com o mundo, manifestada constantemente pela expressão de sentimentos, pensamentos, ações planejadas, opiniões, atitudes reflexivas orquestradas, harmônicas ou descompassadas. Contudo, a educação musical pode contribuir no desenvolvimento global e evolutivo das crianças, desde que sejam respeitas e reconhecidas as cadências próprias da multiplicidade de vozes e das diferenças. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Revista Práxis Educacional pt_BR
dc.rights Open Access en_US
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Música pt_BR
dc.subject Sentidos pt_BR
dc.title A música na educação infantil: (re)descobrindo sentidos pt_BR
dc.type Artigo de periódico pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account