dc.contributor.author |
Conte, Elaine |
|
dc.contributor.author |
Habowski, Adilson Cristiano |
|
dc.contributor.author |
Neves Neto, Raul Maia de Andrade |
|
dc.date.accessioned |
2022-04-30T13:09:03Z |
|
dc.date.available |
2022-04-30T13:09:03Z |
|
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.identifier.citation |
HABOWSKI, A. C.; CONTE, E.; NETO, R. M. A. N. Violência e educação: sensibilização por meio da cinematografia. Dialogia, São Paulo, n. 32, p. 52-64, 2019. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/13614. Acesso em: 11 abr. 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/2760 |
|
dc.description.abstract |
Tecer uma compreensão hermenêutica acerca da violência e suas interfaces com a educação não é
uma tarefa fácil. Para tanto, a investigação propõe debater a questão da violência, tendo por base as discussões criadoras de Theodor Adorno e as potencialidades da cinematografia, que apresenta a violência escolar em relação às diferenças e à diversidade cultural. Será que a verdadeira luta contra a violência exige sua validez tematizada e colocada sob condições epistêmicas para o reconhecimento intersubjetivo na sala de aula? Concluímos que a escola precisa apropriar-se do saber epistêmico para lutar contra a exclusão e reprimir as formas de violência escolar e barbáries cotidianas, estabelecendo diálogos voltados para a sensibilidade humana em suas interfaces pedagógicas. A obra cinematográfica oferece possibilidades para novos entendimentos que podem ser reconstruídos em diferentes contextos, bem como lança questões sensíveis que surgem como inquietações para aprender a pensar sobre as violências escolares. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Dialogia |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Violência |
pt_BR |
dc.subject |
Cinematografia |
pt_BR |
dc.title |
Violência e educação: sensibilização por meio da cinematografia |
pt_BR |
dc.type |
Artigo de periódico |
pt_BR |