DSpace Repository

Crianças e Tecnologias: paradoxos educativos [capítulo de livro]

Show simple item record

dc.contributor.author Conte, Elaine
dc.contributor.author Habowski, Adilson Cristiano
dc.contributor.author Pugens, Natália de Borba
dc.date.accessioned 2022-05-02T23:21:24Z
dc.date.available 2022-05-02T23:21:24Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.citation HABOWSKI, A. C. ; CONTE, E.; PUGENS, N. B. Crianças e Tecnologias: paradoxos educativos. In: HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. (orgs.). Crianças e tecnologias: influências, contradições e possibilidades formativas.São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. p. 14-42. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/342311327_Criancas_e_tecnologias_paradoxos_educativos. Acesso em: 29 abr. 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/2768
dc.description.abstract O trabalho discute os reflexos das tecnologias digitais no cotidiano das crianças, tendo em vista a intensa presença tecnológica revelada em uma geração que nasce hiperestimulada e que não pode ser ignorada, em meio aos paradoxos no campo do desenvolvimento cultural, da capacidade de pensar o consumismo, os modismos em diferentes códigos modernos e os conservadorismos escolares. Nesse sentido, a escola deve propiciar um espaço de encontro e troca de experiências para a realização de experiências de vida social, oportunizando com os instrumentos culturais o permanente confronto da liberdade de pensar com os conteúdos da dimensão social que possam ser ressignificados pela linguagem. A escola é a própria vida quando favorece a produção de conhecimentos humanos e tecnológicos, por meio de diferentes ações e criações em práticas pedagógicas repensadas nas formas de ver o mundo. Concluímos que os artefatos tecnológicos podem potencializar a expressão e a comunicação entre professores e crianças, desde que sejam orientadas e estimuladas por relações aprendentes com os responsáveis, de forma atenta, cuidadosa, interativa e sensível à compreensão do mundo pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Pimenta Cultural pt_BR
dc.rights Open Access en_US
dc.subject Crianças pt_BR
dc.subject Tecnologias pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Paradoxos pt_BR
dc.title Crianças e Tecnologias: paradoxos educativos [capítulo de livro] pt_BR
dc.type Capítulo de livro pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account