dc.contributor.author |
Conte, Elaine |
|
dc.contributor.author |
Habowski, Adilson Cristiano |
|
dc.contributor.author |
Pugens, Natália de Borba |
|
dc.date.accessioned |
2022-05-02T23:21:24Z |
|
dc.date.available |
2022-05-02T23:21:24Z |
|
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.identifier.citation |
HABOWSKI, A. C. ; CONTE, E.; PUGENS, N. B. Crianças e Tecnologias: paradoxos educativos. In: HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. (orgs.). Crianças e tecnologias: influências, contradições e possibilidades formativas.São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. p. 14-42. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/342311327_Criancas_e_tecnologias_paradoxos_educativos. Acesso em: 29 abr. 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/2768 |
|
dc.description.abstract |
O trabalho discute os reflexos das tecnologias digitais no cotidiano das
crianças, tendo em vista a intensa presença tecnológica revelada em uma
geração que nasce hiperestimulada e que não pode ser ignorada, em meio
aos paradoxos no campo do desenvolvimento cultural, da capacidade de
pensar o consumismo, os modismos em diferentes códigos modernos e
os conservadorismos escolares. Nesse sentido, a escola deve propiciar um
espaço de encontro e troca de experiências para a realização de experiências
de vida social, oportunizando com os instrumentos culturais o permanente
confronto da liberdade de pensar com os conteúdos da dimensão social que
possam ser ressignificados pela linguagem. A escola é a própria vida quando
favorece a produção de conhecimentos humanos e tecnológicos, por meio de
diferentes ações e criações em práticas pedagógicas repensadas nas formas
de ver o mundo. Concluímos que os artefatos tecnológicos podem potencializar
a expressão e a comunicação entre professores e crianças, desde que sejam
orientadas e estimuladas por relações aprendentes com os responsáveis, de
forma atenta, cuidadosa, interativa e sensível à compreensão do mundo |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Pimenta Cultural |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Crianças |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Paradoxos |
pt_BR |
dc.title |
Crianças e Tecnologias: paradoxos educativos [capítulo de livro] |
pt_BR |
dc.type |
Capítulo de livro |
pt_BR |