dc.contributor.author |
Conte, Elaine |
|
dc.contributor.author |
Habowski, Adilson Cristiano |
|
dc.date.accessioned |
2022-05-03T18:02:58Z |
|
dc.date.available |
2022-05-03T18:02:58Z |
|
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.identifier.citation |
HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. Questões críticas das tecnologias na educação. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA CRÍTICA, 5., 2019, Porto Alegre. Anais… Porto Alegre: EDIPUCRS, 2019. Disponível em: https://editora.pucrs.br/edipucrs/acessolivre//anais/filosofiadaeducacao/assets/edicoes/2019/comp-list-docs.html. Acesso em: 30 abr. 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/2787 |
|
dc.description.abstract |
O artigo discute sobre a reconstrução dos sentidos das tecnologias na educação,
para pensá-las de forma crítica no desenvolvimento profissional docente aliado
aos aportes da cultura digital. Este debate procura responder à demanda
crescente da invasão das tecnologias na educação, tendo presente as
dificuldades de problematização desse fenômeno, com vistas a elucidar as
contradições formativas do conhecimento tecnológico na leitura pedagógica,
eivada de práticas sociais de educar, mas que tende a supervalorizar a
tecnologia robotizando a conversação. Essa temática perpassa os estudos da
teoria crítica e da compreensão hermenêutica, mostrando que a apropriação das
tecnologias pela educação precisa ser questionada e desafiada, visto ser
necessário aprofundar o debate sobre por que a uniformização do ensino tende
a reproduzir a ideologia dominante, a dominação cultural e o empobrecimento
do pensar, os quais fragilizam as experiências formativas. Concluímos que é
imprescindível um olhar autocrítico frente à cultura hiperconectada e
desorientada, no sentido de compreender como os instrumentos culturais em
meio à realidade plural, para termos uma visão de totalidade de tais processos
sempre em (re)construção na educação. A perspectiva reconstrutiva das
tecnologias digitais na educação pressupõe que existe uma tradição da
investigação humana que pode nos aproximar e sustentar a liberdade, quando
nos possibilita atualizá-la para os processos contemporâneos, ou simplesmente
nos constranger tecnicamente a interpretações de modelos fixos. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
EdiPUCRS |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Tecnologias |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Instrumentalidade técnica |
pt_BR |
dc.title |
Questões críticas das tecnologias na educação |
pt_BR |
dc.type |
Artigo apresentado em evento |
pt_BR |