DSpace Repository

Questões críticas das tecnologias na educação

Show simple item record

dc.contributor.author Conte, Elaine
dc.contributor.author Habowski, Adilson Cristiano
dc.date.accessioned 2022-05-03T18:02:58Z
dc.date.available 2022-05-03T18:02:58Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.citation HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. Questões críticas das tecnologias na educação. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA CRÍTICA, 5., 2019, Porto Alegre. Anais… Porto Alegre: EDIPUCRS, 2019. Disponível em: https://editora.pucrs.br/edipucrs/acessolivre//anais/filosofiadaeducacao/assets/edicoes/2019/comp-list-docs.html. Acesso em: 30 abr. 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/2787
dc.description.abstract O artigo discute sobre a reconstrução dos sentidos das tecnologias na educação, para pensá-las de forma crítica no desenvolvimento profissional docente aliado aos aportes da cultura digital. Este debate procura responder à demanda crescente da invasão das tecnologias na educação, tendo presente as dificuldades de problematização desse fenômeno, com vistas a elucidar as contradições formativas do conhecimento tecnológico na leitura pedagógica, eivada de práticas sociais de educar, mas que tende a supervalorizar a tecnologia robotizando a conversação. Essa temática perpassa os estudos da teoria crítica e da compreensão hermenêutica, mostrando que a apropriação das tecnologias pela educação precisa ser questionada e desafiada, visto ser necessário aprofundar o debate sobre por que a uniformização do ensino tende a reproduzir a ideologia dominante, a dominação cultural e o empobrecimento do pensar, os quais fragilizam as experiências formativas. Concluímos que é imprescindível um olhar autocrítico frente à cultura hiperconectada e desorientada, no sentido de compreender como os instrumentos culturais em meio à realidade plural, para termos uma visão de totalidade de tais processos sempre em (re)construção na educação. A perspectiva reconstrutiva das tecnologias digitais na educação pressupõe que existe uma tradição da investigação humana que pode nos aproximar e sustentar a liberdade, quando nos possibilita atualizá-la para os processos contemporâneos, ou simplesmente nos constranger tecnicamente a interpretações de modelos fixos. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher EdiPUCRS pt_BR
dc.rights Open Access en_US
dc.subject Tecnologias pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Instrumentalidade técnica pt_BR
dc.title Questões críticas das tecnologias na educação pt_BR
dc.type Artigo apresentado em evento pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account