Abstract:
O presente artigo versa sobre o conceito de avaliação como fator relevante nos processos de ensino e
aprendizagem significativos. O objetivo do trabalho em questão é suscitar o debate em torno da importância
do processo avaliativo no meio escolar. Para tanto, considera-se necessário contemplar seu contexto sóciohistórico, bem como dialogar com a prática pedagógica na construção epistemológica da aprendizagem
significativa. O texto aprofunda os conceitos de avaliação formativa, somativa, mediadora e diagnóstica
por meio das perspectivas de Hoffmann (2010), Abrahão (2004), Luckesi (2006) e Vasconcellos (1994;
2013). Entrelaça os conceitos descritos com a prática pedagógica e reflete acerca das defasagens avaliativas,
as quais ocasionam uma escola classificatória e excludente. A metodologia, de abordagem qualitativa,
conduz a uma pesquisa bibliográfica, que buscou seus dados em artigos e livros a respeito da temática,
seguida de análise de conteúdo. Os resultados sinalizam que ainda há um longo caminho a ser percorrido
para atingir uma aprendizagem significativa através do processo avaliativo. Compreende-se que este
processo passa pelo olhar atento do educador para e com o educando. O processo de avaliação é profundo
e necessita de constante reflexão, pois a partir dele o educador pode ser capaz de reinventar a sua prática e
o estudante se compreende como indivíduo crítico-reflexivo em seu contexto.