dc.identifier.citation |
RATTO, C.; et al. A escola de la salle e a escola de dewey: diálogos possíveis com a educação do século XXI. Cadernos Cajuína, Piauí, v. 6, n.º 2, p. 244-260, 2021. Disponível em: https://cadernoscajuina.pro.br/revistas/index.php/cadcajuina/article/view/485/383. Acesso em: 09 maio 2022. |
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dc.description.abstract |
João Batista de La Salle foi um indivíduo inovador para sua época, introduzindo
maneiras diferentes de promover a educação escolar das crianças, bem como a forma de
capacitar os professores que se dedicavam ao ensino dessas crianças. Anos mais tarde, surge
John Dewey, com pensamentos similares, preocupado também com a formação dos professores
e com formas inovadoras de promover a aprendizagem escolar dessa faixa etária. O objetivo do
presente artigo consiste em suscitar o diálogo sobre possíveis aproximações e distanciamentos
entre a escola idealizada por La Salle e a escola de John Dewey. A metodologia é de cunho
qualitativo, caracterizando-se como uma pesquisa bibliográfica. Autores como Leubet, Tagliavini,
Corbellini, Westbrook, Teixeira, Dewey, entre outros, bem como os documentos que norteiam a
educação brasileira contemporânea, como a BNCC e a BNC- formação, colaboram com as
reflexões desenvolvidas neste trabalho. Os resultados sinalizam que tanto La Salle como Dewey,
em épocas diferentes, procuraram formas diversas de promover uma aprendizagem que fosse
centrada na criança, pensando também na formação daqueles que viriam a trabalhar com esse
público. Dessa forma, concluímos que os dois pensadores citados foram essenciais para o
desenvolvimento da educação como ela se encontra atualmente, e também para a preocupação com a capacitação dos profissionais da educação, que mostra-se vital para que estes possam
desenvolver um trabalho adequado e efetivo dos processos de ensino-aprendizagem, tão
necessários para a qualificação da educação no século XXI. |
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