DSpace Repository

A escola De La Salle e a escola de Dewey: diálogos possíveis com a educação do século XXI

Show simple item record

dc.contributor.author Jung, Hildegard Susana
dc.contributor.author Ratto, Cleber Gibbon
dc.contributor.author Maciel, Patrícia Gusmão
dc.date.accessioned 2022-05-12T22:05:43Z
dc.date.available 2022-05-12T22:05:43Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.citation RATTO, C.; et al. A escola de la salle e a escola de dewey: diálogos possíveis com a educação do século XXI. Cadernos Cajuína, Piauí, v. 6, n.º 2, p. 244-260, 2021. Disponível em: https://cadernoscajuina.pro.br/revistas/index.php/cadcajuina/article/view/485/383. Acesso em: 09 maio 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/2818
dc.description.abstract João Batista de La Salle foi um indivíduo inovador para sua época, introduzindo maneiras diferentes de promover a educação escolar das crianças, bem como a forma de capacitar os professores que se dedicavam ao ensino dessas crianças. Anos mais tarde, surge John Dewey, com pensamentos similares, preocupado também com a formação dos professores e com formas inovadoras de promover a aprendizagem escolar dessa faixa etária. O objetivo do presente artigo consiste em suscitar o diálogo sobre possíveis aproximações e distanciamentos entre a escola idealizada por La Salle e a escola de John Dewey. A metodologia é de cunho qualitativo, caracterizando-se como uma pesquisa bibliográfica. Autores como Leubet, Tagliavini, Corbellini, Westbrook, Teixeira, Dewey, entre outros, bem como os documentos que norteiam a educação brasileira contemporânea, como a BNCC e a BNC- formação, colaboram com as reflexões desenvolvidas neste trabalho. Os resultados sinalizam que tanto La Salle como Dewey, em épocas diferentes, procuraram formas diversas de promover uma aprendizagem que fosse centrada na criança, pensando também na formação daqueles que viriam a trabalhar com esse público. Dessa forma, concluímos que os dois pensadores citados foram essenciais para o desenvolvimento da educação como ela se encontra atualmente, e também para a preocupação com a capacitação dos profissionais da educação, que mostra-se vital para que estes possam desenvolver um trabalho adequado e efetivo dos processos de ensino-aprendizagem, tão necessários para a qualificação da educação no século XXI. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Cadernos Cajuína pt_BR
dc.rights Open Access en_US
dc.subject João Batista de La Salle pt_BR
dc.subject John Dewey pt_BR
dc.subject Experiência pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.title A escola De La Salle e a escola de Dewey: diálogos possíveis com a educação do século XXI pt_BR
dc.type Artigo de periódico pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account