Abstract:
A diversidade estudantil é uma realidade emergente nos contextos multiculturais e
interculturais das universidades na atualidade. Estudantes universitários com
especificidades e singularidades ingressam no ambiente educacional em busca de
acolhimento, respeito e equidade. A governança universitária engajada nas políticas de
inclusão deve arquitetar e amparar o estudante que planeja o ingresso ao mercado de
trabalho. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi investigar como uma universidade
brasileira acolhe o estudante considerado pela sociedade como diferente. Este artigo
apresenta o delineamento qualitativo e consiste em um estudo de caso, por meio de
questionário online, destinado à coordenação do Núcleo de atendimento ao estudante de
uma instituição superior comunitária do Sul do Brasil. Os resultados deste estudo
especificam que existe uma legislação que garante a inclusão, ressaltando também a
importância de políticas de acolhimento, adaptação dos espaços físicos e profissionais
especializados. A cultura da inclusão ainda é um desafio. As instituições de ensino superior
devem estar de portas abertas para todos indivíduos e engajada em programas de
acessibilidade, atuante com a comunidade acadêmica, investigando os espaços, as relações
e as perspectivas, para modificar e incentivar possíveis ações que beneficiem não somente
o acesso ao ensino superior, mas que promova continuamente um universo acolhedor.