Abstract:
Para muitos setores da sociedade, o ano de 2020 foi um divisor de águas no que se refere aos
percursos e perspectivas até então adotados. Na educação básica, a pandemia mostrou uma
fragilidade no que se refere à utilização de tecnologias digitais, ocasionada por falta de
estrutura e/ou lacunas na formação de professores. Na educação superior, em pouco tempo
professores tiveram que “virar a chave”, reorganizando o processo ensino-aprendizagem,
mediante a inserção de tecnologias de informação e comunicação que garantissem a interação
com os estudantes e entre estes. Diante dessa situação, o presente estudo de caso teve como
objetivo analisar os aspectos da formação docente que, na concepção dos estudantes de um
curso de Pedagogia presencial de uma universidade comunitária da região metropolitana de
Porto Alegre, RS, foram potencializados a partir da união entre educação e tecnologias,
durante a pandemia da Covid-19. O levantamento dos dados foi realizado a partir do envio de
questionário on-line aos acadêmicos. A partir da análise, verifica-se a aceleração, por conta da
pandemia, da inserção e utilização das tecnologias de informação e comunicação nas
diferentes disciplinas do curso de Pedagogia; a desacomodação dos docentes no que se refere
às suas práticas pedagógicas; e a suscitação de novos saberes docentes alinhados às demandas
da educação contemporânea.