Abstract:
O texto apresenta um relato de experiência do tipo estudo de caso descritivo, com foco na análise das interfaces entre
os processos relacionais nos Programas de Pós-Graduação (PPGs). Buscou-se estudar o desenvolvimento pessoal e
acadêmico de discentes em um Seminário Integrador de uma universidade comunitária do Sul do Brasil pela ótica da
teoria ecológico-sistêmica de Urie Bronfenbrenner, com ênfase no conceito de processos proximais. O trabalho, de
caráter qualitativo, pretende disseminar a ideia de que uma prática humanizadora pode levar a resultados satisfatórios
no que tange à produtividade dos PPGs. Aproximando o leitor de conceitos como díades, tríades e tétrades, apresenta
o fator interacional como aliado à superação do dilema produtividade e qualidade, pois insere o elemento resiliência,
criando uma nova hipótese, seriam os PPGs mais humanos, também mais produtivos e com mais qualidade? Se
a corrida ao Lattes é iminente, que possamos construir juntos a resiliência necessária, passando a tornar o espaço
acadêmico mais humano e menos hostil.