Abstract:
O tema deste trabalho são os desafios e as possibilidades da internacionalização na educação superior.
Temos como objetivo problematizar os desafios para a Internacionalização na Educação Superior e apontar
as suas possibilidades a partir do pensamento de Miranda e Fossatti (2018), Gacel-Ávila (2003), Godoy
(1995), Knight (2004), Miranda e Stallivieri (2017), Morin (2005), Rudzki (1998), Sebastián (2004) e
Stallivieri (2017a, 2017b). Utilizamos como metodologia qualitativa a revisão sistemática de literatura. A
coleta de dados será feita por meio do levantamento bibliográfico e documental. Apresentamos como
resultados a exigência de uma política pública para a internacionalização do ensino superior que faça parte
de um projeto de Estado, que priorize a competência intercultural como um objetivo curricular chave e que
estimule a mobilidade internacional (MIRANDA; FOSSATTI, 2018); a necessidade de internacionalização institucional com o intuito de estimular o desenvolvimento igualitário das nações pela oferta de educação e
de contemplar a mobilidade acadêmica do corpo docente e discente. Propomos que as instituições
acadêmicas ampliem suas dimensões interdisciplinar e intersetorial, fomentando o desenvolvimento
sustentável e a formação do pensamento crítico, estimulando as experiências multiculturais e habilitando o
indivíduo a ser um cidadão global.