dc.contributor.author |
Jung, Hildegard Susana |
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dc.contributor.author |
Almeida, Maria de Lourdes Pinto de |
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dc.date.accessioned |
2022-05-16T17:08:03Z |
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dc.date.available |
2022-05-16T17:08:03Z |
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dc.date.issued |
2019 |
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dc.identifier.citation |
ALMEIDA, M. L. P.; JUNG, H. S. Políticas curriculares e a base nacional comum curricular: emancipação ou regulação? Revista do Centro de Educação UFSM, Santa Maria/RS, v. 44, e24, p. 1-14, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/26787/pdf. Acesso em: 10 maio 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/2850 |
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dc.description.abstract |
Este artigo é fruto de pesquisa bibliográfica e documental sobre a Base Nacional
Comum Curricular. O objetivo é refletir sobre o documento em vigor no contexto das
políticas educacionais, seguindo a metodologia histórico-crítica. Enquanto
instrumento de regulação da educação com uma maquiagem de legislação,
apresenta-se como caminho para a emancipação humana no sistema capitalista.
Foram encontrados pontos de regulação na Base Comum a todos, pois a seleção de
determinados conteúdos em detrimento de outros denuncia a visão de um grupo
dominante acerca do que seja legítimo ensinar, num exercício de regulação a serviço
de uma Pátria panóptica. Os fundamentos científicos, metodológicos, filosóficos e
pedagógicos da proposta do Estado, ainda que questionem a tradicional integração
das disciplinas e resgatem temas como a ética e a justiça, tornam a escola um cenário
midiático, com apelo às estratégias televisivas de entretenimento, em que não
especialistas falam sobre tudo. |
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dc.language.iso |
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dc.publisher |
Revista do Centro de Educação UFSM |
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dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Currículo mínimo nacional |
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dc.subject |
Educação básica |
pt_BR |
dc.subject |
Políticas públicas em educação |
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dc.title |
Políticas curriculares e a base nacional comum curricular: emancipação ou regulação? |
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dc.type |
Artigo de periódico |
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