DSpace Repository

O uso da música na alfabetização: desenvolvimento integral

Show simple item record

dc.contributor.author Jung, Hildegard Susana
dc.contributor.author Lima, Diandra Tábata Nunes
dc.contributor.author Silva, Louise de Quadros da
dc.date.accessioned 2022-05-16T17:54:27Z
dc.date.available 2022-05-16T17:54:27Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.citation LIMA, D. T. N.; JUNG, H. S.; SILVA, L. Q. O uso da música na alfabetização: desenvolvimento integral. Cadernos da Pedagogia, São Carlos SP, v. 13, n.º 25, p. 36-48, 2019. Disponível em: https://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/1201/463. Acesso em: 10 maio 2022 pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/2852
dc.description.abstract Esta pesquisa possui como tema a música e o seu uso para a alfabetização. O objetivo consiste em suscitar o debate sobre o uso da música como facilitadora do processo de alfabetização. Em nossa metodologia realizamos uma pesquisa qualitativa por meio de uma revisão de literatura. Os resultados apontam para a música como potencializadora dos seguintes aspectos: a) aprendizado da leitura e da escrita; b) processos físicos, psíquicos e mentais da alfabetização; c) autonomia no ato de ler o texto e o contexto. Concluímos que a música é um excelente recurso que pode ser utilizado na fase da alfabetização, pois representa uma fonte de estímulos no processo educativo. Não se trata somente de um instrumento de alfabetização, porque a música é um excelente instrumento de cidadania. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Cadernos da Pedagogia pt_BR
dc.rights Open Access en_US
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Música pt_BR
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.title O uso da música na alfabetização: desenvolvimento integral pt_BR
dc.type Artigo de periódico pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account