dc.contributor.author |
Jung, Hildegard Susana |
|
dc.contributor.author |
Lima, Diandra Tábata Nunes |
|
dc.contributor.author |
Silva, Louise de Quadros da |
|
dc.date.accessioned |
2022-05-16T17:54:27Z |
|
dc.date.available |
2022-05-16T17:54:27Z |
|
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.identifier.citation |
LIMA, D. T. N.; JUNG, H. S.; SILVA, L. Q. O uso da música na alfabetização: desenvolvimento integral. Cadernos da Pedagogia, São Carlos SP, v. 13, n.º 25, p. 36-48, 2019. Disponível em: https://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/1201/463. Acesso em: 10 maio 2022 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/2852 |
|
dc.description.abstract |
Esta pesquisa possui como tema a música e o seu uso para a alfabetização. O
objetivo consiste em suscitar o debate sobre o uso da música como facilitadora do processo
de alfabetização. Em nossa metodologia realizamos uma pesquisa qualitativa por meio de
uma revisão de literatura. Os resultados apontam para a música como potencializadora dos
seguintes aspectos: a) aprendizado da leitura e da escrita; b) processos físicos, psíquicos
e mentais da alfabetização; c) autonomia no ato de ler o texto e o contexto. Concluímos
que a música é um excelente recurso que pode ser utilizado na fase da alfabetização, pois
representa uma fonte de estímulos no processo educativo. Não se trata somente de um
instrumento de alfabetização, porque a música é um excelente instrumento de cidadania. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Cadernos da Pedagogia |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Alfabetização |
pt_BR |
dc.subject |
Música |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Infantil |
pt_BR |
dc.title |
O uso da música na alfabetização: desenvolvimento integral |
pt_BR |
dc.type |
Artigo de periódico |
pt_BR |