DSpace Repository

O currículo, o docente e a dimensão atitudinal: Uma construção de valores

Show simple item record

dc.contributor.author Jung, Hildegard Susana
dc.contributor.author Bersagui, Tássia Colombo
dc.contributor.author Silva, Louise de Quadros da
dc.date.accessioned 2022-05-16T18:23:17Z
dc.date.available 2022-05-16T18:23:17Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.citation BERSAGUI, T. C.; JUNG,H. S.; SILVA, L. Q. O currículo, o docente e a dimensão atitudinal: Uma construção de valores. Camine: Caminhos da Educação, Franca/SP, v. 11, n.º 1, p. 30-47, 2019. Disponível em: https://ojs.franca.unesp.br/index.php/caminhos/article/view/2811. Acesso em: 10 maio 2022. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/2856
dc.description.abstract O tema do presente artigo orbita em torno do currículo e da ação do professor na construção de valores na Educação Básica. Para tanto, o objetivo consiste em discutir sobre a importância dos conteúdos atitudinais no currículo e a afetividade para o desenvolvimento dos educandos e o processo de ensinoaprendizagem. A metodologia, de cunho qualitativo, buscou suas fontes em uma revisão de literatura acerca da temática. Os resultados encontrados apontam para: a) o trabalho pedagógico deve contemplar todas as dimensões do currículo; b) é importante vivenciar os valores atitudinais e a afetividade em sala de aula; c) o professor tem papel primordial nesse processo da construção de valores. Conclui-se que a temática é necessária para a atualidade, uma vez que busca a formação integral dos alunos e contribui para a experiência na diversidade da sociedade. Diante do exposto, compreendemos que o currículo precisa englobar a dimensão atitudinal, pois dará valorização a amplitude de conhecimentos escolares no intuito da formação plena do estudante. Vemos também a importância das atitudes positivas, pois fazem parte da formação e aprendizagem dos estudantes e assim a figura do professor se aponta como essencial na motivação para as aprendizagens e para desenvolvimento dos estudantes pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Camine: Caminhos da Educação pt_BR
dc.rights Open Access en_US
dc.subject Currículo escolar pt_BR
dc.subject Valores pt_BR
dc.subject Conteúdos atitudinais pt_BR
dc.title O currículo, o docente e a dimensão atitudinal: Uma construção de valores pt_BR
dc.type Artigo de periódico pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account