dc.contributor.author |
Jung, Hildegard Susana |
|
dc.contributor.author |
Bersagui, Tássia Colombo |
|
dc.contributor.author |
Silva, Louise de Quadros da |
|
dc.date.accessioned |
2022-05-16T18:23:17Z |
|
dc.date.available |
2022-05-16T18:23:17Z |
|
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.identifier.citation |
BERSAGUI, T. C.; JUNG,H. S.; SILVA, L. Q. O currículo, o docente e a dimensão atitudinal: Uma construção de valores. Camine: Caminhos da Educação, Franca/SP, v. 11, n.º 1, p. 30-47, 2019. Disponível em: https://ojs.franca.unesp.br/index.php/caminhos/article/view/2811. Acesso em: 10 maio 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/2856 |
|
dc.description.abstract |
O tema do presente artigo orbita em torno do currículo e da ação do
professor na construção de valores na Educação Básica. Para tanto, o objetivo
consiste em discutir sobre a importância dos conteúdos atitudinais no currículo
e a afetividade para o desenvolvimento dos educandos e o processo de ensinoaprendizagem. A metodologia, de cunho qualitativo, buscou suas fontes em
uma revisão de literatura acerca da temática. Os resultados encontrados
apontam para: a) o trabalho pedagógico deve contemplar todas as dimensões
do currículo; b) é importante vivenciar os valores atitudinais e a afetividade em
sala de aula; c) o professor tem papel primordial nesse processo da construção
de valores. Conclui-se que a temática é necessária para a atualidade, uma vez
que busca a formação integral dos alunos e contribui para a experiência na
diversidade da sociedade. Diante do exposto, compreendemos que o currículo
precisa englobar a dimensão atitudinal, pois dará valorização a amplitude de
conhecimentos escolares no intuito da formação plena do estudante. Vemos também a importância das atitudes positivas, pois fazem parte da formação e
aprendizagem dos estudantes e assim a figura do professor se aponta como
essencial na motivação para as aprendizagens e para desenvolvimento dos
estudantes |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Camine: Caminhos da Educação |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Currículo escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Valores |
pt_BR |
dc.subject |
Conteúdos atitudinais |
pt_BR |
dc.title |
O currículo, o docente e a dimensão atitudinal: Uma construção de valores |
pt_BR |
dc.type |
Artigo de periódico |
pt_BR |