dc.contributor.author |
Jung, Hildegard Susana |
|
dc.contributor.author |
Silva, Aline Gomes da |
|
dc.contributor.author |
Silva, Louise de Quadros da |
|
dc.date.accessioned |
2022-05-16T18:44:12Z |
|
dc.date.available |
2022-05-16T18:44:12Z |
|
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.identifier.citation |
SILVA, A. G.; JUNG, H. S.; SILVA, L. Q. A inclusão no ensino superior a partir da perspectiva do sujeito. Revista InterSaberes, São José do Rio Preto/SP, v. 14, n.º 33, p. 710-722, 2019. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/710. Acesso em: 10 maio 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/2858 |
|
dc.description.abstract |
Este artigo versa sobre o tema da inclusão no ensino superior. Seu objetivo consiste em suscitar um debate
referente à autonomia e acessibilidade de estudantes inclusivos de uma universidade da região metropolitana de Porto Alegre, a partir da perspectiva do educando. Para tal, realizamos um estudo de caso, de cunho
qualitativo, apoiado em uma revisão de literatura. Além disso aplicamos um questionário a estudantes com
deficiência da instituição pesquisada. Os resultados desta revisão apontam para: a) a importância do acompanhamento do aluno incluso; b) os materiais e recursos devem ser adaptados às necessidades de cada estudante; c) a educação inclusiva deve preparar o educando para o mercado de trabalho. Como considerações
finais, indicamos que a educação inclusiva é aquela que promove o desenvolvimento pleno do estudante e
não possibilita apenas o convívio social. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Revista InterSaberes |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino superior |
pt_BR |
dc.subject |
Formação do estudante com deficiência |
pt_BR |
dc.title |
A inclusão no ensino superior a partir da perspectiva do sujeito |
pt_BR |
dc.type |
Artigo de periódico |
pt_BR |