Abstract:
A educação brasileira foi impactada pelo isolamento social, ocasionado pelo vírus COVID-19, devido a ausência de
normativas e políticas públicas que subsidiassem as demandas educacionais na pandemia. O estudo busca compreender
os fatores intervenientes nos processos de formação dos professores, nas escolas de ensino regular, neste período, frente
às demandas de formações em ambientes virtuais e home of ice em tempo acelerado. O método desta pesquisa é de
revisão bibliográfica, sendo uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva. O referencial teórico da pesquisa ampara-se em
autores como Nóvoa (2009), Sacristán (2013), Freire (1996), Tardif (2014) e Imbernón (2017). Os resultados sinalizam
que os educadores carecem de formações para enfrentar as demandas de ensino e aprendizagem na volta às aulas no
período pós pandemia. Compreendemos a importância do protagonismo dos professores diante da quebra de paradigmas
educacionais, a absorção acelerada das novas tecnologias e necessidade de formação continuada.